
Com votos de Styvenson e Zenaide, Senado aprova MP que cria 37 ministérios no Governo Lula
O Senado aprovou nesta quinta-feira (1º) a medida provisória da reestruturação dos ministérios do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O relator, senador Jaques Wagner (PT-BA), manteve o mesmo texto referendado pela Câmara, que foi aprovado pelos senadores por 51 votos favoráveis contra 19 e uma abstenção.
Da bancada potiguar, só Rogério Marinho (PL) votou contra. Os senadores Styvenson Valentim (Podemos) e Zenaide Maia (PSD) votaram a favor da MP do governo.
A medida agora vai à sanção presidencial, mas isso não precisa necessariamente acontecer dentro do prazo de validade. A oposição orientou contra a aprovação da medida.
Além de esvaziar os ministérios do Meio Ambiente e dos Povos Indígenas, o texto garante a recriação da Fundação Nacional da Saúde (Funasa). O órgão havia sido excluído por uma medida provisória do governo, mas os deputados decidiram aprovar um destaque a uma outra MP, da reestruturação ministerial, para que a Funasa não seja extinta.
A votação desta quinta-feira aconteceu sob a tutela do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), que segurou o quórum da sessão de quarta-feira (31) para reabrir a deliberação nesta quinta-feira e garantir mais agilidade para aprovação da medida que perde a validade na noite de hoje, com o potencial de provocar a pior derrota do governo Lula.

