A Prefeitura de Natal prometeu concluir a reconstrução da galeria de água pluviais que passa sob a via férrea, no bairro de Igapó, na zona Norte de Natal, até o próximo dia 28 de junho. A estrutura foi rompida pelas chuvas que caíram no mês de maio. Desde então, os trens urbanos da Linha Norte – no percurso entre Ceará-Mirim e Natal – não conseguem chegar à estação da Ribeira.
De acordo com a Prefeitura, o objetivo é modernizar a estrutura de drenagem da área. A obra tem investimento de cerca de R$ 500 mil, com recursos próprios do município, por meio da Secretaria Municipal de Obras Públicas (Semov).
“Esta é uma obra importante porque vai readequar e modernizar a estrutura de drenagem, colocando fim aos alagamentos. Daremos celeridade para recuperar o trecho que tem causando transtornos à população e concluir o mais rápido possível para dar continuidade ao transporte de passageiros”, comentou o prefeito Álvaro Dias, em visita à obra nessa segunda-feira (21).
A conclusão prometida para até o dia 28 equivale a primeira etapa da obra, que será suficiente para o restabelecimento da circulação dos trens entre Ceará-Mirim, passando por Extremoz, diversos bairros da zona Norte de Natal, até a estação da Ribeira.
Além disso, de acordo com o secretário da Semov, Carlson Gomes, a primeira etapa é o reforço na estrutura que protege a tubulação e a recolocação dos trilhos para que os trens parados em Extremoz, possam retornar para manutenção na Ribeira.
“Depois de liberar os trens, será novamente fechada para ser feita a obra de proteção do mangue, para que a água não volte a subir com as próximas chuvas”, disse. Nessa parte, será colocada a tubulação de 100 metros até o mangue e o dissipador de velocidade, para reduzir a força da água e evitar futuros rompimentos. Esta é a primeira grande intervenção na estrutura nos últimos 30 anos.
Portal da Tropical