Com Unidades de Pronto-Atendimento (UPA) lotadas em Natal, o secretário municipal de Saúde, George Antunes, orientou a população com sintomas gripais leves a procurar as unidades básicas de saúde.
Segundo ele, o município vai reforçar as equipes e estender o horário de atendimento em 10 unidades básicas para atender a demanda de pessoas com sintomas gripais leves. O secretário reconheceu que a cidade vive um surto e há “praticamente uma epidemia no país”.
“Como o volume de atendimento aumentou, ao invés de aumentar as equipes da UPAs estamos descentralizando esses atendimentos. Temos unidades básicas com serviço estendido. Na UBS de Cidade da Esperança, por exemplo, colocamos três médicos para atender das 7h às 19h”, afirmou.
Ainda de acordo com George Antunes, enquanto as UPAs registram alta demanda, parte das unidades básicas têm apresentado baixa procura – algumas com média de cinco atendimentos diários.
Ainda de acordo com ele, caso o médico da unidade básica perceba que um paciente não tem um quadro tão leve, deverá encaminhá-lo para uma UPA.
Porém, quem procurou a Unidade Básica de Nova Descoberta pela manhã não encontrou médico no local. De acordo com os servidores, só haveria atendimento à tarde. Inicialmente para quem tivesse agendamento e, a partir das 17h, consultas sem marcação.
Já na UBS de Mãe Luiza havia pronto-atendimento, feito por um clínico e um pediatra. A unidade ainda aguardava a chegada de um médico extra.
Na UBS de Brasília Teimosa havia pouca procura. Apenas duas pessoas aguardavam atendimento pela manhã. Até às 16h, o atendimento da unidade é apenas para pacientes com agendamento. Depois desse horário a unidade libera 10 fichas para atendimento de emergência, sem marcação.
G1RN