SELO BLOG FM (4)

Com quase 1.500 pacientes em fila de espera por cirurgias, Parnamirim anuncia licitação para contratar hospitais privados

FOTO: DIVULGAÇÃO

A secretária de Saúde do Município, Luciana Guimarães, foi convocada pelos vereadores para prestar esclarecimentos, após faltar audiência sobre a fila de espera por uma cirurgia eletiva em Parnamirim, na Grande Natal, que estava prevista para acontecer em Junho. São quase 1.500 pessoas esperando.

Nesta quinta-feira (3), ao lado da diretora da Maternidade e das responsáveis pela central de regulação, que controla a fila, a secretária prestou esclarecimentos aos parlamentares. A reunião durou mais de duas horas. Entre as medidas anunciadas pela secretária, está uma licitação de R$ 3 milhões para contratação de hospitais privados para realização de cirurgias.

Após a pandemia da COVID, as cirurgias eletivas, com data e hora marcadas, foram suspensas e retomadas somente em novembro de 2021. Desde então, foram realizados 928 procedimentos cirúrgicos e novas solicitações foram incluídas no sistema de regulação.

De acordo com a secretária, atualmente são realizadas, em média, 20 cirurgias por semana, na Maternidade Divino Amor. E agora foram contratados novos profissionais, sendo 10 cirurgiões, no total, são cinco duplas. Os pacientes estão sendo preparados no mês de agosto e, a partir de setembro serão realizados em média de 36 cirurgias por semana, de segunda a sábado.

G1

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Comente aqui