Teve início nesta sexta-feira (21), o 11 º Encontro das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas da Região Nordeste (Enescap). O evento para mais de 300 pessoas contou com palestra de abertura do empresário Claudio Victor Nasajon, proprietário da sexta maior empresa de software contábil do país. O ENESCAP segue durante este sábado (22), no hotel Holiday Inn, em Natal, com debates sobre soluções tecnológicas durante a crise.
“Em tempos de dificuldades e desafios a serem superados, a inovação aliada a um bom planejamento, com o uso da tecnologia a nosso favor, sempre resulta numa boa gestão”, declarou João Antônio Matias, presidente do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas do estado do Rio Grande do Norte (Sescon/RN), responsável por recepcionar o evento pela segunda vez na capital potiguar.
Para a palestra de abertura, o tema debatido foi como “Empreendedorismo na crise”, sob o comando do empresário Claudio Victor Nasajon. Com 34 anos de mercado e sete livros publicados, o palestrante apresentou as armadilhas que inconscientimente alimentamos dentro das empresas e nos impedem de crescer. “Existem três armadilhas que quase todo empreendedor cai: a concorrência de preço, a ânsia pelo novo cliente e o funcionário indispensável. Nesse último caso podemos estar falando até mesmo do dono da empresa, que apesar de importante não pode ser indispensável”, explica.
Durante a palestra, Nasajon falou ainda sobre os cinco pilares do crescimento que ajudam empresas a lucrar mesmo em meio a crise. “Você precisa parar de competir no mercado com preço baixo e começar a dominar o seu nicho, descubra a sua vocação. Em segundo lugar, tente sempre instituiar a autonomia na sua empresa. A lucratividade é o terceiro pilar e deve te manter sempre alerta contra gastos excessivos e investimentos arriscados. O quarto pilar é a organização e que vem seguida pela recorrência”, registrou.
Para encerrar a noite, os participantes do evento puderam participar de uma Feira de Negócios e de um show da banda Os Carcarás. A programação deste sábado inclui palestras sobre como convergir para a excelência em serviços, precificaçãode honorários contábeis, competitide como resultados e como criar e implementar um plano estratégico.
Participam do evento, os representantes dos Sindicados das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas de todo o Nordeste, assim como representantes da Conselho Regional de Contabilidade (CRC/RN), Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas (Fenacon).
PROGRAMAÇÃO
22 de outubro
08:20 – 2ª Palestra – Convergir para a Excelência em Serviços
Palestrante: Marcelo Tadeu Ciuffi Munhão
09:40 – 3ª Palestra – Precificação de Honorários Contábeis
Palestrante: Michel Lopes
10:40 – COFFEE BREAK
11:20 – 4ª Palestra – A importância da mudança de cultura para eliminar os processos manuais e aumentar os ganhos nas empresas contábeis
Palestrante: Edval Henrique de Oliveira
12:20 – INTERVALO PARA ALMOÇO
14:00 – 5ª Palestra – Competitividade com resultados (aplicando gamificação)
Palestrante: Eldo Lucas
15:20 – 6ª Palestra – O problema do conhecimento geral x específico nas organizações contábeis – como enfrentar e otimizar resultados?
Palestrante: Carla Cristina Tasso
16:35 – COFFEE BREAK
17:10 – 7ª Palestra – Como criar e implementar um plano estratégico para empresa contábil.
Palestrante: José Vanildo Veras
18:20 – ENCERRAMENTO