SELO BLOG FM (4)

Com foco em igualdade de gênero e sustentabilidade, SENAI-RN forma 1ª turma de Refrigeração exclusiva para Mulheres

FOTO: DIVULGAÇÃO/SENAI

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI-RN) realizou a certificação de conclusão da primeira turma do curso de ‘Mecânica para Instalação e Manutenção de Condicionadores de Ar Split System – Exclusiva para Mulheres’, uma iniciativa do SENAI em parceria com o PBH (Programa Brasileiro de Eliminação dos HCFCs – compostos formados por átomos de hidrogênio, cloro, flúor e carbono) que é coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA). A cerimônia de formatura foi realizada na tarde da quinta-feira (16), no Centro de Tecnologias do Gás e Energias Renováveis (CTGAS-ER).

De acordo com a coordenadora de educação do CTGAS-ER, Rúbia Mara Lahm, o SENAI, maior instituição de educação profissional da América Latina, uniu-se ao MMA e à Cooperação Alemã para o Desenvolvimento Sustentável, por meio da Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH, através do projeto PBH, e juntos deram as mãos na construção de uma proposta inovadora de capacitação para mulheres em uma área que é ocupada majoritariamente por homens.

“Hoje é um dia de celebração, conquista e empoderamento. Ao concluírem este curso, as alunas não apenas adquiriram conhecimentos técnicos em uma área tradicionalmente dominada por homens, mas também desafiaram estereótipos e abriram caminho para um futuro mais inclusivo e diversificado”, enfatiza Lahm.

Um exemplo é a aluna Nayara Porto Salgado Monteiro de Souza, que foi oradora da turma de concluintes. “Concluímos mais uma etapa das nossas vidas. Nós somos as pioneiras nesta história, com muito esforço e dedicação diária. Sempre ajudando uma a outra, para chegarmos até aqui, concluindo o curso de forma exitosa e promissora”, comemora.

O curso, com duração de 160 horas, foi implementado pela Cooperação Alemã para o Desenvolvimento Sustentável, por meio da agência alemã GIZ. O encerramento contou com participação de representante da Organização das Nações Unidas (ONU).

De acordo com a consultora e gerente de Projetos da GIZ, Stefanie von Heinemann, o momento é muito importante para o Programa Brasileiro de Eliminação dos HCFCs. “A GIZ implementa em parceria com os CTGAS-ER vários cursos de formação profissional. E a gente vem percebendo que nesses cursos que a gente está promovendo, a gente tem uma participação de 5% apenas de mulheres. Então, procuramos formas de atingir mais esse público-alvo feminino. Os [cursos] exclusivos para mulheres realmente conseguem atrair mais mulheres, porque elas se sentem mais à vontade, em um ambiente exclusivamente feminino. Isso realmente é muito importante para a gente trabalhar e aumentar a participação feminina”, frisou.

Ana Paula Leal, do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, o PNUD, da ONU, explica que a capacitação é de extrema importância. “O setor de refrigeração e ar-condicionado é um setor aonde a gente tem uma predominância masculina. E um curso voltado somente para as mulheres é um curso inovador. Ele abre as portas para este mercado de trabalho, que é um mercado muito promissor também para as mulheres. É com muita alegria que a gente vem participar do encerramento dessa turma e parabenizar todas as alunas e também o SENAI de Natal pela iniciativa de realizar essa capacitação”, destacou.

Educação e Igualdade de gênero

Treze alunas receberam certificados durante a cerimônia nesta quinta (16). O incentivo à educação profissional das mulheres está alinhado às estratégias do SENAI-RN com foco nos ‘Objetivos de Desenvolvimento Sustentável’ (ODS), em prol de avanços em áreas como oferta de educação de qualidade, redução das desigualdades e igualdade de gênero.

A diretora do CTGAS-ER, Amora Vieira Cavalcante, destaca que o SENAI tem o compromisso de comunicar que os cursos técnicos que são executados pela instituição também podem ser acessados por mulheres. 

“Sabemos que, historicamente, esse interesse é mais do público masculino. E o nosso papel enquanto instituição que forma pessoas é falar para as mulheres que essa formação técnica, para elas, é uma possibilidade possível de acontecer de forma concreta e com perspectivas de empregabilidade num médio e curto prazo. Temos uma cooperação com a agência alemã GIZ há algum tempo, então, propomos para eles essa primeira turma para formar mulheres na área de refrigeração. Temos o compromisso de atuar na formação de mulheres, e estamos aqui para atender a indústria. Este é um compromisso nosso que trabalhamos com energia, com emprego, com indústria, de falar para a sociedade que cursos na área tecnológica também podem ser acessados por mulheres”, diz a diretora.

Para a representante do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Tatiana Lopes, é maravilhoso participar e apoiar um curso de formação profissional com a participação 100% de alunas mulheres. “Hoje estamos aqui para celebrar o dia especial, onde eu tenho a honra, junto com todos os meus colegas, de participar dessa última aula do curso de formação, que apresenta uma carta completa da formação profissional do setor de serviço e ar condicionado. É muito gratificante saber que hoje estão sendo formadas treze meninas para atuarem no mercado. Quando o CTGAS –ER nos convidou para fazer parte dessa iniciativa, a resposta foi positiva. Sabíamos da necessidade de oferecer oportunidades para as mulheres. Mais uma vez, eu quero agradecer ao CTGAS –ER e parabenizar a todas as meninas que se formaram”.

Capacitação transforma vidas

A iniciativa do SENAI Rio Grande do Norte, através do CTGAS-ER, de oferecer um curso na área da refrigeração destinado exclusivamente para o público feminino, não só recebeu apoio de empresa e instituições, como também das alunas. Para algumas a refrigeração já está transformando a vida. É o caso da aluna Renata Aires Freire Santos Aires. Ela diz que fazer o curso complementa um trabalho que já vinha realizando de apoiar o marido na área da refrigeração. 

“Com a pandemia tudo ficou difícil, a gente teve que se reinventar. E eu entrei de cabeça com meu esposo no ramo da refrigeração, que hoje é o nosso ganha-pão. É quem nos sustenta, é quem nos proporciona todo o conforto de vida. Para mim, esse curso e a refrigeração é um sonho. A gente acorda e dorme falando sobre refrigeração. É uma paixão. O curso oferecido pelo SENAI em parceria com a GIZ veio na hora certa, no momento certo. São os planos de Deus, a gente fala lá em casa. Pois participar desse projeto é muito gratificante. A refrigeração é o nosso sonho para a vida toda”, conta Renata, após receber o certificado de conclusão do curso.

O Projeto para o setor de serviços do PBH tem foco em atividades de capacitação técnica de profissionais e é implementado pelo GIZ. 

O evento contou também com a presença da gerente de Projetos do PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, da ONU), Ana Paula Leal; dos analistas ambientais do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), Tatiana Lopes de Oliveira Pereira e Frank Edney Gontijo Amorim; da consultora e gerente de Projetos da GIZ, Stefanie von Heinemann; da consultora de comunicação da GIZ, Susana Ferraz; e do professor do SENAI-CTGAS-ER, José Rodrigues Fonseca. 

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Comente aqui