SELO BLOG FM (4)

CNN Brasil diz que nomeação de Fábio Faria para Comunicações foi por méritos próprios

FOTO: CNN BRASIL

A nomeação de Fábio Faria (PSD-RN) para o recém-recriado Ministério das Comunicações pegou o mundo político de surpresa, mas já é vista como a jogada mais arrojada do presidente Jair Bolsonaro para refazer pontes no Congresso e na mídia.

Faria é deputado de bom trânsito entre os mais diversos partidos. Ele é amigo do presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e tem acesso aos principais líderes e presidentes de partidos com assento no Congresso.

Faria tornou-se próximo da família Bolsonaro após a eleição.

Fez pontes com o filho mais palatável à política do presidente, o senador Flávio Bolsonaro, e ao longo dos últimos 18 meses trabalhou a relação ao ponto de se tornar um conselheiro do presidente em questões centrais.

Ele apoiou a aproximação de Bolsonaro com partidos de centro e defende uma relação menos belicosa do presidente com a imprensa.

Genro de Silvio Santos, o dono do SBT, Fábio Faria ajudou a aproximar o presidente da emissora. Agora, uma de suas principais missões é dar funcionalidade à comunicação institucional do governo, vista por muitos de seus aliados como o flanco mais fraco de atuação do Planalto.

O atual secretário de Comunicação da Presidência, Fábio Wajngarten, será alçado à condição de secretário-executivo do Ministério das Comunicações.

Ele e Fábio Faria são amigos.

A operação para a nomeação do deputado do PSD a um ministério começou a ser montada na semana passada. Antes, Fábio foi sondado sobre a possibilidade de assumir a liderança do governo na Câmara.

A costura, dizem pessoas próximas ao novo ministro, passou ao largo do dirigente mais influente do PSD, o ex-prefeito Gilberto Kassab, e deu frutos pela relação pessoal de Fábio com o presidente.

A nomeação do deputado, porém, não deixa de ser uma jogada de forte componente político. Ela sela a entrada do centrão no núcleo duro do governo, em ministério de posição estratégica.

Fator RH

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Comente aqui