SELO BLOG FM (4)

CMEI Amor de Mãe promove mostra cultural em homenagem ao Samba

O bairro das Rocas, na zona Leste de Natal, é considerado o berço do samba em Natal. E inspirado na vivência da localidade, o Centro Municipal de Educação Infantil Amor de Mãe, promoveu nesta quinta-feira (06), uma Mostra Cultural, tendo o samba como tema principal. A unidade de ensino está localizada na Rua Feliciano Dias, na Praia do Meio.
“O samba das Rocas vem do mar e mexe com a gente”, é o nome da mostra e retrata o resultado do trabalho pedagógico realizado com as crianças atendidas na unidade de ensino. O registro do samba “Pelo o Telefone”, gravado pela primeira vez em 1916 também norteou a pesquisa e o trabalho exercitado com os alunos.
Durante a exposição dos trabalhos, o sambista José Carlos Ramos, conhecido como “Debinha”, foi homenageado pela trajetória musical. O sambista “Debinha” nasceu e vive até hoje no bairro das Rocas, e contou que tem como ídolo e incentivador o “Mestre Lucarino”. O artista iniciou a carreira cantando na orla das praias do Meio e dos Artistas. Com 30 anos de carreira, ela mantém uma permanente agenda de shows.
“Essa homenagem é legítima e tem uma importância imensa. O samba é a raiz do nosso pais. Ele foi feito para trazer às pessoas felicidade e alegria. Eu me sinto muito feliz em saber que outros jovens se inspiram no meu trabalho, e continuam mostrando o samba potiguar para o mundo”, disse.
De acordo com a gestora pedagógica da unidade de ensino, a professora Ana Karla Gomes, o objetivo dessa mostra é valorizar a cultura do bairro. “Estamos comemorando a história do Samba. Tivemos a oportunidade de trabalhar a cultura local dentro do CMEI com o projeto, trabalhando com os artistas locais e grupos de capoeira e maculelê”.
Francisco Evandro Nascimento dos Santos é pai de Pedro Eduardo Nascimento Câmara, de três anos. Ele veio prestigiar o evento realizado no Centro de Educação Infantil Amor de Mãe. “Essa atividade é muito boa. Meu filho vai crescer e se desenvolver valorizado nossas raízes”. Com o auxílio dos professores as crianças produziram instrumentos utilizados no samba, como o violão, ganzá, pandeiro, chocalho e reco-reco.
Durante a realização da mostra, as crianças apresentaram a história do samba, as origens africanas, capoeira, maculelê e o ritmo homenageado com a mostra. Para esta sexta-feira (07), está programada uma mediação de leitura, com a participação do músico e compositor Tertuliano Ayres, além de uma ciranda de samba e roda de maculelê.

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Comente aqui