
O ESPETÁCULO SERÁ UM DIVERTISSEMENT, TERMO EMPREGADO NO BALLET CLÁSSICO PARA APRESENTAÇÕES QUE NÃO CONTAM UMA HISTÓRIA, PORÉM TRAZ COREOGRAFIAS COM O OBJETIVO DE ENTRETER O PÚBLICO
O universo da leveza e harmonia do ballet clássico volta à cena cultural da capital potiguar no mês de dezembro. É tempo de apresentações que marcam o encerramento do ano letivo de bailarinos de diversas escolas. Reconhecida pelo seu profissionalismo e integração da teoria com a prática, a Escola de Ballet Maria Cardoso apresenta nos próximos dias 10 e 11 o espetáculo “Um Baile Real”, no Teatro Vila Hall.
O espetáculo será um divertissement, termo empregado no ballet clássico para apresentações que não contam uma história, porém traz coreografias com o objetivo de entreter o público. Dentre as variações conhecidas estão, as fadas do ballet de repertório da Bela Adormecida e o solo de Aurora, interpretado pela primeira bailarina do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, Cláudia Mota.
A professora Maria Cardoso conta que é uma alegria poder ter a figura máxima do ballet clássico no Brasil dançando o espetáculo de sua direção. “O intercâmbio com a bailarina Cláudia Mota traz a referência do maior refinamento de dança clássica existente no país. Isso possibilita aos alunos um crescimento cultural, teórico e artístico muito grande. Esse crescimento não ficará restrito aos integrantes da escola e sim aberto a todo o Rio Grande do Norte”.
CLÁUDIA MOTA
Carioca é hoje um dos maiores nomes da dança na atualidade, Claudia iniciou seus estudos aos quatro anos, com Valéria Moreyra. É formada pela Escola Estadual de Danças Maria Olenewa, estagiando no corpo de baile do Theatro Municipal do Rio de Janeiro aos 14 anos, escolhida por D. Tatiana Leskova.
Logo após, a convite do grande maitre cubano Fernando Alonso, ganhou seu primeiro contrato como profissional para o Ballet de Camagüey, Cuba, depois de receber de suas mãos o Diploma de Excelência em Técnica Cubana.
Ingressou no Corpo de Baile do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, sob a Direção Artística de Jean Yves Lormeau, Etoile do Ballet da Ópera de Paris e logo já recebeu destaque desempenhando papéis de solista e primeira-bailarina.
É primeira bailarina do Theatro Municipal do Rio de Janeiro desde 2007, recebendo o cargo do então diretor artístico, Marcelo Misailidis, tendo interpretado todos os primeiros papéis do repertório da Cia., incluindo as obras de Balanchine.
Por seu grande destaque no cenário da dança nacional e internacional, recebeu em 2014 da UNESCO, o título de Membro do Conselho Internacional da Dança.
ESCOLA DE BALLET MARIA CARDOSO
Fundada em 2008, a Escola de Ballet Maria Cardoso fica localizada em Capim Macio e oferece como diferencial aulas teóricas e práticas de ballet clássico, além de estudos sobre anatomia e nutrição. Dentre os espetáculos apresentados sob a direção geral e artística da professora Maria Cardoso estão, Alma Cigana, Um Sonho Encantado, Dorotéia vai Casar, O Fundo do Mar, A Cozinha do Castelo e Cidade de Cactus.
SERVIÇO
ESPETÁCULO UM BAILE REAL
ONDE: TEATRO VILA HALL (HOTEL VILA DO MAR)
DATA: DIA 10 DE DEZEMBRO ÀS 19H
DIA 11 DE DEZEMBRO ÀS 17H
QUANTO: R$25,00
INGRESSOS À VENDA NA SECRETARIA DA ESCOLA

