SELO BLOG FM (4)

Cirurgias eletivas são retomadas em Natal após acordo de cooperativa com prefeitura e governo

FOTO: PIXABAY

As cicurgias eletivas para usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) de Natal serão retomadas. A decisão ocorreu após reunião, nesse sábado (13), entre a Cooperativa dos Médicos Anestesiologistas do RN (Coopanest) e a Prefeitura de Natal. Até então, apenas o Governo do Estado tinha negociado com a cooperativa e faltava a posição da gestão municipal. Os anestesistas estavam paralisados desde o dia 1° de novembro, por falta de pagamento.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde de Natal (SMS), durante a reunião, ficou acordado que o Município irá colocar em dia os meses de repasses atrasados durante novembro, dezembro e janeiro. Segundo a pasta, o atraso nos repasses para os profissionais ocorreu anteriormente devido ao “quadro econômico enfrentado pelo município”, além de “aumento das despesas com saúde” em razão da pandemia.

Suspensas desde o último dia 1º de novembro por parte da Coopanest, as cirurgias eletivas deixaram de ocorrer após quebra do Termo de Cooperação Técnico Financeira (TCTF) assinado anteriormente por Estado, União e Município.

A parcela da gestão estadual foi acordada em reunião na última quinta-feira (11). O Estado selou um acordo com as cooperativas médicas e diretores de hospitais conveniados garantindo o pagamento mensal e, até o próximo dia 30, o repasse da parcela do acordo.

Também foi feito o pagamento da contrapartida do Estado para os municípios de Natal e Mossoró, possibilitando o retorno das atividades contratadas. Nesse encontro, a Secretaroa de Estado da Saúde Pública (Sesap) também assegurou o pagamento do acordo para regularização de dívidas.

Cirurgias ortopédicas de urgência

A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) informou que as cirurgias ortopédicas de urgência, com prioridade para os idosos, estão sendo retomadas, em parceria entre o Estado, os prestadores privados e a Cooperativa dos Médicos Anestesiologistas do RN (Coopanest). Em nota, a Sesap explicou que o núcleo de regulação da Ortopedia iniciou um levantamento da situação dos pacientes mais prioritários e que serão encaminhados para os prestadores o mais rápido possível.

“A ação, que visa desafogar a rede pública de saúde, em especial o Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel, é resultado da negociação conduzida pela Sesap junto à Coopanest e hospitais privados da capital contratualizados pelo município de Natal dentro do Termo de Cooperação Técnico Financeira (TCTF), que é de responsabilidade dos dois entes, estadual e municipal”, destacou.

A secretaria explicou ainda que os prestadores de serviço aceitaram a retomada emergencial a partir do pagamento feito pelo Governo do Estado e o acerto para quitação do passivo. O retorno do atendimento proporciona que sejam feitas cirurgias, com foco na parte de ortopedia.

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Comente aqui