
O senador Ciro Nogueira (PP-PI), ex-ministro da Casa Civil durante o Governo Bolsonaro, usou a morte do Papa Francisco para fazer uma crítica ao Governo Lula.
Em publicação nas redes sociais nesta segunda-feira (21), ele fez uma sátira com o termo “Habemus papam” e citou aspectos negativos da economia para atacar a gestão petista.
“Habemus déficit! Habemus fome! Habemus violência! Que Deus ilumine o Brasil”, escreveu Ciro, que é presidente nacional do PP.
Em meio à repercussão negativa, o senador apagou a publicação.
“Habemus um senador de extrema direita que não respeita a dor da perda do Papa Francisco, lamentemos”, escreveu uma seguidora. “Habemos centrão corrupto e vagabundo”, emendou outro.
Habemus papam
“Habemus papam” é uma expressão em latim que significa “Temos um papa”. Ela é tradicionalmente pronunciada pelo cardeal protodiácono do Vaticano ao anunciar publicamente a eleição de um novo papa, após o Conclave — a reunião dos cardeais para escolher o sucessor de São Pedro.
A frase completa inclui o nome do cardeal eleito e o nome papal que ele adotará. O anúncio é feito da sacada central da Basílica de São Pedro, logo após a fumaça branca indicar que a escolha foi feita.
Portal 98 FM

