O cantor e sanfoneiro Dorgival Dantas abriu sua Fazenda Tome Xote, em Olho D’Água do Borges, na região Oeste do Rio Grande do Norte, para sediar a segunda edição do show Derradeiro de Maio, nessa quarta-feira (29).
A festa marcou a abertura da temporada de festejos juninos no estado e chamou a atenção do público para a “Cidade do Forró”, construída pelo cantor na sua propriedade e inaugurada em 2023. A fazenda é considerada patrimônio material cultural do RN.
Prefeitura, bodega, delegacia, igreja, casas. A cidadela é um espaço montado para valorização do forró e da cultura sertaneja, em um cenário que lembra vilarejos nordestinos da década de 1940.
Os pequenos prédios do espaço cenográfico possuem estrutura e, inclusive, móveis. Um dos objetivos do cantor é realizar casamentos na igreja da cidade.
“São casas de verdade. Você pode deitar ali, descansar, dá pra se viver mesmo. É um sertão dentro do sertão”, diz Dorgival.
Ainda de acordo com o cantor, a realização do sonho contrariou inclusive orientação de pessoas que não recomendavam o investimento no local. “Era um sonho. Necessidade de felicidade. Eu estou feliz”, pontua.
Segundo o músico, o objetivo é que o espaço se torne uma atração turística para a região. A fazenda está se organizando para começar a receber visitas programadas ao local.
“O intuito é trazer o turista, as pessoas de fora, para conhecer nossa região, que é bela. Precisamos levar isso para o mundo”, defende.
“Eu quero que o mundo inteiro saiba onde fica Olho D’água do Borges no Rio Grande do Norte”, afirma Dorgival, que se tornou embaixador do turismo do estado e também tem o sonho de criar o museu da sanfona no local.
O nome do evento “Derradeiro de Maio”, que abriu a fazenda nesta quarta-feira (29), surgiu por causa de uma tradicional festa que ocorre no interior sempre no mês de maio e que tem esse nome.
“É uma coisa de antigamente que eu vivi e penso que é algo muito bonito”, diz.
Com informações do G1