SELO BLOG FM (4)

Chuvas em Natal causaram menos estragos que em anos anteriores, afirma secretária

FOTO: JOSÉ ALDENIR

As fortes chuvas que atingiram Natal desde sexta-feira 14 causaram menos danos que em anos anteriores, segundo Shirley Cavalcanti, secretária municipal de Infraestrutura. Em apenas seis horas, a cidade registrou mais de 100 milímetros de chuva.

“Algumas ruas em específico que têm problemas de drenagem, sofrendo com alagamentos, afundamentos de via. Mas, de uma forma geral, apesar de termos tido também transbordamento de algumas lagoas, a gente vê que esse número foi bem menor em relação às chuvas que ocorriam anteriormente. A gente teve aí um número de cinco desalojados, mas que ficaram em casa de familiares, não precisaram de abrigos”, disse ela.

A secretária atribui a melhora do cenário aos trabalhos preventivos de limpeza de galerias e redes de drenagem realizados desde janeiro. “A gente vê que a situação foi até menor do que se ocorria anteriormente com esse mesmo volume de chuva, nessa mesma quantidade de horas. E a gente vê isso como resultado de um trabalho preventivo que a prefeitura vem fazendo”, disse ela, em entrevista ao Jornal 91 nesta terça-feira 18.

Furto de cabos de bomba causa transbordamento de lagoa de captação
Das 82 lagoas de captação de Natal, cinco transbordaram durante as chuvas intensas dos últimos dias. Uma delas, localizada em Cidade da Esperança, transbordou devido ao furto de cabos das bombas, problema recorrente na cidade, segundo Shirley Cavalcanti.

“Esse furto compromete o funcionamento das bombas, que são essenciais para evitar transbordamentos”, explicou. Apesar do incidente, nenhum imóvel foi interditado. A prefeitura realiza limpezas preventivas nas lagoas, mas enfrenta desafios como ligações clandestinas de esgoto, principalmente na Zona Norte, onde apenas 3% da área tem cobertura de esgotamento sanitário.

Agora RN

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Comente aqui

undefined