Um dos colégios religiosos mais tradicionais de Natal, o Marista, adotou uma metodologia quem vem repercutindo negativamente nas redes sociais, através de questões relacionadas à ética na ‘avaliação diagnóstica’ de seus alunos do ensino fundamental.
Em várias desses enunciados digiridos à turma do 8° ano, a Polícia Militar é tratada nas imagens e teorizações como sendo opressora, racista e violenta com a sociedade, incluindo estudantes de menor idade.
Tal generalização desse conceito de ‘racismo institucional’ aplicado dentro das provas em sala de aula, já começou a despertar polêmica, principalmente em grupos de WhatsApp, onde muitos temem que essa ótica tendenciosa semelhante ao posicionamento de partidos de esquerda possa desencadear ódio e preconceito dos jovens estudantes contra a polícia, a malha protetora da sociedade.
De acordo com informações do próprio site da instituição de ensino, o Marista tem como finalidade oferecer a Educação Básica nos segmentos da Educação Infantil, do Ensino Fundamental e Ensino Médio, segundo os preceitos da Igreja Católica Apostólica Romana, dentro da linha filosófico-educacional de Marcelino Champagnat, fundador do Instituto dos Irmãos Maristas, para formar cristãos e cidadãos comprometidos na construção de uma sociedade sustentável, justa e solidária.
Em fevereiro passado, o deputado federal Eduardo Bolsonaro usou sua conta no Twitter para afirmar que as polícias brasileiras não são racistas. De acordo com o parlamentar, o motivo seria porque “a tropa é miscigenada e ninguém serve a negros ou brancos, mas sim aos brasileiros”.
NOTA À IMPRENSA 2/9/2020
O Colégio Marista de Natal esclarece o ocorrido em relação a avaliação diagnóstica realizada nesta segunda (1º) para uma turma do Ensino Fundamental. O objetivo da questão era abordar o tema: comportamento humano e convivência social nos dias atuais. Sendo os eixos temáticos: verdade, mentira, respeito, violência e intolerâncias. Não houve em momento algum, a intenção de desmerecer a profissão de policial, tão valorosa e importante para a nossa sociedade. Lamentamos ter causado qualquer situação constrangedora à categoria e outros.
Colégio Marista de Natal