Cerca de 300 pessoas, entre empresários e interessados, conheceram na noite da quarta-feira (31), no Holiday Inn, as principais novidades do varejo mundial para este ano. O Pós NRF 2024 – evento realizado pela Fecomércio RN e LIDE – apresentou à grande plateia atenta uma amostra do que houve de melhor e mais relevante entre 13 e 16 de janeiro, em Nova York, durante a convenção anual do National Retail Foundation, instituição que representa os varejistas dos Estados Unidos.
A NRF é considerada o maior encontro do mundo da área e coube aos especialistas Caio Camargo e Fred Alecrim trazerem o resumo de suas principais impressões sobre o evento. Juntos, eles levaram uma curadoria única e personalizada para o público.
Arquiteto, consultor, escritor e co-host do Varejocast, Camargo abriu a noite de palestras destacando um pouco das novidades da tecnologia no comércio apresentadas nos EUA. Seu principal foco foram as inovações da Inteligência Artificial (IA), porém, com um alerta: “a IA não é a grande novidade, mas a IA generativa”.
Ele lembra que este recurso tecnológico já existe há muitas décadas e que o diferencial está justamente no ser humano. “A IA certamente já ajuda os empresários e suas empresas a realizarem muitas tarefas com mais economia e produtividade. Porém, a sensibilidade humana ao dar feedbacks e revisar o que está sendo entregue ainda é necessária para garantir o sucesso nas vendas”, afirma.
Reconhecendo a importância inegável da tecnologia, por sua vez, Fred Alecrim trouxe um convite a fazer bem o básico. O empresário, palestrante e fundador da UAUgoMais apresentou vários exemplos práticos de iniciativas divididas entre tendências, pendências e urgências.
Fred destaca temas como proximidade com a comunidade, sustentabilidade e experiência do cliente. “Existem coisas práticas que podem ser implementadas hoje e que rendem resultados imediatos no negócio”.
Parceria
Para o presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio RN), Marcelo Queiroz, momentos como este são fundamentais para atualizar e apresentar novos conceitos aos varejistas. “Nós pegamos as principais nuances e tendências do varejo e trouxemos hoje aqui. Estamos apresentando essas informações atualizadas que, certamente, farão a diferença para os nossos empresários”, declara.
A parceria com a Fecomércio tem rendido muitos frutos para os empresários como destaca o presidente do Grupo de Líderes Empresarias (LIDE RN). “É uma oportunidade única para que as empresas do varejo local possam conhecer, o que vem dando certo, e o que não. E nada como o olhar de especialistas como Fred e Caio para trazer o conteúdo mastigado com suas impressões para nós”.