Os Centros Públicos de Emprego, Trabalho e Renda da Cidade Alta e do Alecrim retomam os atendimentos presenciais nesta terça-feira (04), das 9h às 16h, de segunda a sexta, com horário agendado por telefone e respeitando todas as regras de segurança sanitária para a retomada. Os Centros Públicos são unidades da Prefeitura do Natal, geridas pela Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social (Semtas), para o enfrentamento do desemprego no município.
Nos Centros Públicos de Trabalho, Emprego e Renda, o trabalhador natalense pode dar entrada no seguro-desemprego, fazer cadastro para ser encaminhado para vagas de trabalho, fazer a emissão da Carteira de Trabalho Digital através de aplicativo no próprio aparelho celular, entre outros serviços.
Os agendamentos podem ser feitos pelos telefones 3232.4233, para atendimento no Alecrim (Rua Fonseca e Silva 1112, em frente ao Instituto dos Cegos); e 3232.4922, na Cidade Alta (Rua João Pessoa, em frente a Praça Padre João Maria).
“Em decorrência da situação de calamidade pública, muitas empresas fizeram dispensa em massa dos colaboradores e, sem emprego, muitos deles estão enfrentando dificuldades. Para inúmeros cidadãos, os serviços que oferecemos como dar entrada no seguro-desemprego representam não apenas sua sobrevivência, mas também dos seus familiares. Por isso, o trabalhador deve ter a vida facilitada, especialmente, nesse momento de calamidade”, defende a secretária Andréa Dias.
Segundo a diretora do Departamento de Desenvolvimento e Qualificação Profissional, Priscilla Lobo, boa parte da população ainda não tem acesso à internet e/ou, muitas vezes, tem dificuldade no uso de aplicativos para pesquisar vagas de emprego cadastradas no Sine, por meio do Portal Emprega Brasil ou através do aplicativo Sine Fácil.
“Orientamos desde a elaboração de currículos e como se comportar em entrevistas, bem como quanto a questões de previdência social, assistência social, direitos e deveres do trabalhador. O empresário que precisar contratar mão de obra pode entrar em contato com o Setor de Captação de Vagas dos Centros Públicos e, de acordo com o banco de dados das unidades, os candidatos são enviados com carta de encaminhamento, para seleção e entrevista de emprego”, explica.
Os servidores que atendem à população nos Centros Públicos de Emprego, Trabalho e Renda receberam equipamentos de proteção individual, como máscaras N95, máscaras descartáveis, face shield (protetor facial), toucas, luvas, álcool em gel e papel contato para facilitar a higienização de teclados e telefones. A Semtas também escalou técnico de segurança e saúde do trabalho para orientar os servidores quanto à importância e a utilização correta dos EPIs.