O Centro Infantil Jaci Ferreira de Castro, localizado no bairro Moita Verde, em Parnamirim, é a primeira instituição de ensino do Rio Grande do Norte a receber a certificação da UNESCO para o PEA – Programa de Escolas Associadas. A cerimônia de premiação ocorrerá em setembro, em Foz do Iguaçu, no Paraná.
A iniciativa destaca os projetos inscritos por escolas em mais de 130 países, com base nos valores da Unesco, especialmente a cultura de paz. No Brasil, a Coordenação Nacional do PEA fica localizada no Rio de Janeiro. O Centro Infantil Jaci Ferreira de Castro se inscreveu em 2016 no PEA com o projeto Comer Comer e Saudável Crescer, idealizado pela professora Ana Clara Costa, que atualmente está coordenando os projetos de filiação à Unesco na Secretaria de Educação (SEMEC).
A Secretária de Educação, Francisca Henrique, expressou a satisfação com este resultado e falou da sua preocupação de ampliar a participação das escolas municipais neste projeto. “Eu acredito na transformação humana através da educação e da pesquisa para apropriação do conhecimento científico. Esta proposta vai melhorar nas escolas a metodologia, a auto-estima dos professores e incentivar a pesquisa e conhecimentos acadêmicos”, ressaltou.
Reunião de Filiação
A Secretaria de Educação está promovendo nos dias 15 e 16, no auditório do Centro Administrativo, uma reunião com gestores e coordenadores das escolas para apresentar o Projeto de Filiação à UNESCO.
Este ano o PEA – Unesco vai abordar o tema em 2017 – O ano Internacional do Turismo para o Desenvolvimento. De acordo com a professora que coordena o projeto, Ana Clara Costa, as escolas também poderão utilizar os temas Cultura pela Paz, Sustentabilidade e Aprendizagem Intercultural.
Na ocasião, a professora transmitiu as palavras da coordenadora Nacional do PEA-Unesco Myrian Tricate que declarou: “A maior conquista representada por esta certificação é a repercussão positiva de ações e projetos sociais nas escolas, catalisando esforços para um mesmo objetivo, prevenindo situações críticas de violência e outros problemas sociais envolvendo a comunidade escolar”.