O Centro de Controle de Zoonoses de Natal emitiu um alerta à população sobre o perigo de surgimento de escorpiões nessa época do ano, com o fim do período de chuvas intensas e a elevação de temperatura. De acordo com o órgão, os animais saem dos seus esconderijos em busca de abrigo em locais com umidade, aumentando os riscos de acidentes.
A picada pode ser grave, principalmente para crianças, idosos ou pessoas com a imunidade suprimida. “Os escorpiões aparentam picos de acidentes nesses períodos, já que os animais procuram abrigo favorável a criadouros e muitas vezes adentram as residências”, explica a bióloga, especialista em zoologia, Juraci Lima, que é a responsável técnica do núcleo de vigilância entomológica do CCZ.
Entre as recomendações apontadas pelos especialistas, estão: conservar o quintal limpo; não acumular entulho ou restos de obra dentro de casa; verificar sapatos e roupas antes de usar; estar atento à parte interna das cortinas; fechar os ralos e eliminar as baratas, que servem de alimento para os escorpiões; não acumular restos de materiais de construção nos quintais e realizar o remanejo do ambiente.
Em caso de acidentes, a recomendação é a pessoa picada siga imediatamente ao serviços de saúde de referência mais próximos de sua residência. No caso de Natal, são as Unidades de Pronto Atendimentos (UPAs) – Esperança, Potengi, Pajuçara ou Satélite. Após avaliação, o paciente pode ser encaminhado para o Hospital Giselda Trigueiro, caso haja necessidade de um antiveneno.
G1RN