Em funcionamento desde o dia 1º de junho de 2023, o serviço de reabilitação oral que oferece próteses dentárias totais e parciais, oferecido pelo Centro de Referência Odontológica Dr. Morton Mariz de Faria (CRO), da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) Natal, entregou, até o mês de abril de 2024, cerca de 991 próteses para os moradores de Natal.
“Esse serviço é um avanço no nosso município, não só promovendo a reabilitação bucal da nossa população, pois a perda dentária é um fator que interfere diretamente na qualidade de vida das pessoas, colaborando também na autoestima desses usuários”, comenta Rayanne Araújo, secretária adjunta de Atenção Integral à Saúde (SAD/AIS).
O atendimento faz parte do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) do Morton e oferece dois tipos de próteses: prótese dentária removível total e prótese dentária removível parcial. A prótese dentária total é indicada para o caso de pacientes que possuem ausência total de dentes em um ou ambos arcos dentários; já a prótese dentária removível parcial é utilizada para pessoas que possuem a dentição, mas apresentam a falta de um ou mais elementos.
Para ter acesso ao serviço, o usuário deverá ser atendido por um dentista em uma Unidade Básica de Saúde no município, que após avaliação e conclusão do tratamento na atenção básica e indicando à instalação da prótese, será feito o encaminhamento para o centro de referência odontológica Morton Mariz. “O paciente é encaminhado para o Morton Mariz, onde será agendado o atendimento com um dos protesistas, e o usuário é assistido até sua prótese ser instalada”, comenta Sandra Raissa, cirurgiã-dentista e diretora do Centro de Referência Odontológica Dr. Morton Mariz de Faria (CRO).
Segundo Sandra, o serviço possui quatro etapas de confecção das próteses, passando pelos processos de moldagem, provas de cera, provas de dentes e ajustes até a entrega final. A diretora reforça que o atendimento só é concluído após a prótese ficar totalmente adaptada à boca do usuário.
Armando Tomasi, cirurgião-dentista, implantodontista e um dos quatro protesistas responsáveis pelo atendimento no Centro, explica um pouco sobre a importância da prótese no dia a dia da população. “A ausência dentária vai implicar em uma mastigação deficiente. Se a pessoa não tem todos os dentes, ela não vai conseguir triturar e mastigar o alimento bem, então quando você os devolve, por mais que eles sejam artificiais, ela recupera em torno de 80% da mastigação que perdeu, voltando à capacidade de se alimentar bem”, comenta.
“Acho muito bom o apoio que estão nos dando aqui no Centro, o atendimento também é muito eficiente, e estou conseguindo colocar a minha prótese nova para poder sorrir melhor”, declara Maria de Jesus da Silva, doméstica aposentada que recebeu o seu modelo protético.
Para realizar a marcação do início do tratamento, os pacientes, após referenciados pela Unidade Básica de Saúde, podem procurar a sede do CRO, que fica localizado na Ribeira, na Praça Capitão José da Penha,155, na lateral da Igreja do Bom Jesus das Dores, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h, e das 14h às 17h. A marcação pode ser feita também por meio do telefone 3232-8596.