O varejo brasileiro foi tema de evento promovido pela Fecomércio RN e do grupo Lide RN, nesta terça-feira (15), no Hotel Senac Barreira Roxa. O Fórum de Varejo e Marketing reuniu mais de 150 empreendedores e dirigentes empresariais do Rio Grande do Norte que conheceram o atual cenário do varejo brasileiro e as perspectivas para o segmento apresentado pelo especialista em varejo, franquias, e-commerce e shopping centers, Marcos Gouvêa.
Na sua análise, Gouvêa prevê um bom segundo semestre para o varejo. “Há uma previsão de redução nas taxas de juros, recuperação do emprego e renda, e a redução da inadimplência, gerando uma confiança maior nos consumidores. Se tudo isso se concretizar, teremos um segundo semestre favorável”, comentou o especialista.
Marcos Gouvêa ainda aponta que acontecimentos externos, como inflação na Europa, Estados Unidos, a guerra entre Rússia e Ucrânia também atrapalharam o rendimento do varejo brasileiro, mas agora estão estáveis.
Mesmo com os acontecimentos, o especialista afirma que o varejista brasileiro conseguiu acompanhar as mudanças, tanto as empresas de alcance nacional, como as locais. “Hoje, as redes estão avançando para trabalhar suas próprias marcas e vemos dois estilos de varejo: o varejo de valor, que é o comprar mais por menos, como os atacarejos; e o varejo digital, criando uma escala, incorporando a tecnologia, mudanças dos seus pontos de venda, utilizando as ferramentas digitais e impactando o varejo, ambos chegando ao consumidor final, e é importante essa relação.”
Sobre o uso da tecnologia no comércio, o diretor regional do Senac RN, Raniery Pimenta, que representou o presidente do Sistema Fecomércio RN, Marcelo Queiroz, no evento, falou sobre as ações da entidade e apresentou os cursos oferecidos pela instituição com o uso da Inteligência Artificial aplicada aos negócios: Melhores Práticas, Office 365 com Inteligência Artificial, técnicas de Alto desempenho com uso da IA, Inteligência Artificial no Setor de Pessoal, Machine Learning com ChatGPT, e a Arte IA: dominando a criação de imagens.
O diretor-presidente do Lide RN, Jean Valério, destacou a parceria entre as entidades. “Esta é mais uma colab que a Fecomércio RN e o Lide realizam. São entidades que possuem uma grande sinergia e que estão focadas nas grandes demandas dos empreendedores do nosso estado”, afirmou.