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CDL/Natal dá dicas de como impulsionar as vendas do varejo no 2º semestre

FOTO: EBC

Nos últimos anos, o comportamento do consumidor brasileiro passou por uma transformação significativa, impulsionada por mudanças tecnológicas, sociais e econômicas. Essas mudanças, abriram novas oportunidades e desafios para o setor varejista, que precisou se adaptar rapidamente para atender às novas demandas e expectativas de um consumidor mais conectado, consciente e exigente. Em entrevista ao Tribuna Livre, da Jovem Pan News Natal (93,5 FM), a representante da Câmara de Dirigentes Lojistas de Natal (CDL), Luciana Tito, falou sobre o comportamento do consumidor e oportunidades do varejo.

Nesse cenário de transformação, o varejo enfrenta o desafio de se reinventar para capturar a atenção e a lealdade dos consumidores. Uma das principais oportunidades reside na digitalização dos negócios. A integração entre lojas físicas e plataformas online se tornou essencial para atender às expectativas de um consumidor que espera poder transitar entre diferentes canais de compra com facilidade. “A captação hoje, ela é 80% primeiro no digital. Eu vejo o produto, eu paquero com o produto, pergunto o preço”, explicou a representante da CDL.

A personalização da experiência de compra é outra tendência em ascensão. O uso de dados para entender o comportamento do consumidor e oferecer recomendações personalizadas pode criar uma experiência de compra mais relevante e envolvente. Essa abordagem não apenas aumenta a satisfação do cliente, mas também pode melhorar a eficiência operacional e maximizar as vendas. “Natal vem crescendo, então cada vez mais a gente está comprando nos núcleos, nos nossos nichos. Se você mora em Ponta Negra, você tende a comprar no comércio de Ponta Negra, é uma lógica. Então, quem são os clientes do bairro? Quem são os moradores do bairro? Quais são os condomínios que tem lá? Qual o perfil do morador daquele condomínio? para eu começar a criar uma comunicação na hora que eu vou impulsionar nas redes sociais para aquele público. Então tudo isso é planejamento e estratégia na internet”, orientou Luciana Tito.

Outro ponto é que a experiência do cliente tornou-se um diferencial competitivo crucial. Investir em atendimento de qualidade, em um processo de compra fluido e em um pós-venda eficiente são fatores que podem determinar a qualidade de um negócio. A capacidade de criar uma conexão emocional com o consumidor, por meio de narrativas autênticas e relevantes, também pode ser um grande diferencial no mercado atual. “Hoje em dia, com a rede social, o consumidor ele tá lá no celular dele, em casa ele já viu 20 promoções de determinada blusa, determinado sapato. Então ele sabe qual o valor. Ele sabe qual é a qualidade do produto. Então não é só uma promoção. Não vou comprar só porque tá em promoção. Eu vou comprar porque o produto é bom. Eu vou comprar porque ele vai fazer uma entrega mais ágil. Eu vou comprar porque ele tá me oferecendo um serviço agregado”, elucidou a representante da câmara dos lojistas.

Além disso, consumidor atual está mais informado e exigente. Ele busca não apenas produtos e serviços de qualidade, mas também experiências de compra diferenciadas e personalizadas. A digitalização acelerada, combinada com a ampla disseminação de informações pelas redes sociais, tornou os consumidores mais críticos e seletivos em relação às suas escolhas de compra. “As redes modificaram o comportamento do consumidor. Mas ainda tem aquele que precisa tocar no produto e precisa experimentar. Eu não consigo, por exemplo, comprar sapato sem experimentar. Eu posso até olhar várias vezes na internet, mas eu não consigo comprar sem provar”, explicou Tito.

Luciana Tito ainda afirma que a internet atua como uma vitrine inicial, captando a atenção do consumidor de forma semelhante à vitrine de uma loja física. Ela ressalta que para que essa captação se converta em vendas, é essencial que o atendimento, tanto online quanto presencial, seja bem trabalhado. A representante da CDL explica que quando um cliente decide visitar uma loja física, ele já tem uma intenção de compra clara, e é a qualidade desse atendimento que vai determinar se a venda será concretizada.

Tribuna do Norte

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