SELO BLOG FM (4)

CDL e Associação do Alecrim desmentem fake news e também negam ter recebido fiscalização do MTE no feriado

FOTO: DIVULGAÇÃO

Associações que representam comerciantes de Natal negaram nesta quarta-feira (22) ter havido ação de fiscalização do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) durante o feriado de Nossa Senhora da Apresentação na capital potiguar na última terça-feira (21).

Tanto a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) quanto a Associação dos Empresários do Bairro do Alecrim (Aeba) disseram que não passou de boato a informação de que lojas foram fechadas por ordens dos fiscais por supostamente desrespeitarem a nova regra para funcionamento aos domingos e feriados.

Como mostrou a 98 FM, o próprio MTE também rebateu a fake news e disse que não houve ação de fiscalização durante o feriado de Nossa Senhora da Apresentação.

De acordo com a Aeba, o que têm ocorrido nos últimos dias são ações de fiscalização realizadas por sindicatos – o que é comum. Em entrevista à 98 FM nesta quarta-feira, o presidente da entidade, Matheus Feitosa, afirmou que os sindicatos costumam ir às lojas para acompanhar o cumprimento de acordos previstos em convenções coletivas do comércio.

O empresário disse, ainda, que a nova portaria do MTE não muda o funcionamento da maioria dos estabelecimentos de Natal porque os empresários já seguem a nova regra, só abrindo o comércio nos domingos e feriados após acordo em convenção coletiva.

“Nosso compromisso e dever são de compartilhar informações concretas que possibilitem o funcionamento do comércio e das empresas do setor produtivo de forma responsável, seguindo o que determina a Lei Trabalhista e demais legislações, como também as relações de equilíbrio entre empregador, empregados, sindicatos representativos e demais órgãos públicos ou instituições parceiras”, destacou a Aeba, em nota.

Em meio aos boatos, a CDL Natal soltou nota no feriado de Nossa Senhora da Apresentação criticando “excessos” cometidos por fiscais – sem detalhar do que se tratava. Nesta quarta-feira, provocada pela 98 FM, a CDL esclareceu que não há relatos confirmados de fiscalização do Ministério do Trabalho e Emprego durante o feriado municipal.

O que há, segundo a entidade, são reclamações de comerciantes de ações de fiscalização de sindicatos de trabalhadores.

Portal 98 FM

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Comente aqui