Completando 80 anos nessa quarta-feira (13), o jornalista Cassiano Arruda Câmara lança seu livro “Jornal de Cassiano Arruda: 50 anos de reportagem” no próximo dia 21 de março. O evento para convidados acontece a partir das 19h no Thomé Galeria & Bistrô e toda a renda arrecadada com as vendas será doada para a Liga Contra o Câncer.
De acordo com Cassiano, a ideia surgiu após ele descobrir um câncer e realizar o tratamento na Liga. “Tive uma grande surpresa com a qualidade do tratamento que recebi, sem distinção entre os pacientes. Me senti em dívida e, como forma de agradecer por tudo que recebi, resolvi doar os exemplares dos livros, que já estavam prontos, para que o valor arrecadado com a venda fosse para a Liga”, explica o jornalista.
A obra reúne as reportagens mais marcantes escritas pelo jornalista durante sua carreira. Os textos estão dividos nas áreas de cultura, esportes, política, economia, ciência e tecnologia. A seleção de textos foi feita pelo jornalista Adriano de Souza.
São registros de momentos que marcaram a história do Rio Grande do Norte, como como a polarização política entre Dinarte Mariz e Aluízio Alves, a carreira do então jovem jogador Marinho Chagas que, aos 22 anos, atuava no Botafogo e até mesmo uma entrevista com um dos últimos fabricantes do carro-de-boi e a chegada da primeira prancha de surf em Natal.
O superintendente da Liga, Roberto Sales, destaca a importância das doações para a manutenção dos serviços da instituição. “É com gestos de pessoas como Cassiano Arruda que a Liga consegue manter o tratamento, tanto de adultos, quanto de crianças de forma tão eficiente e igualitária”, afirma.
A Liga Contra o Câncer
Instituição filantrópica, a Liga Contra o Câncer atende grande parte dos casos de câncer do Rio Grande do Norte, em sua maioria pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). Por isso, as doações são fundamentais para a manutenção do equilíbrio financeiro e de projetos como a Casa de Apoio Irmã Gabriela, a Clínica da Dor e a Mercearia da Liga, que entrega mais de mil kits nutricionais por semestre.
Os recursos também são usados para os projetos de ampliação dos serviços. Entre eles está a reforma do Hospital Dr. Luiz Antônio, que vai aumentar em 40% a capacidade de atendimento, a construção do novo Hospital de Pediatria Oncológica, que ainda vai contar com um setor exclusivo para Transplante de Medula Óssea, e do Centro de Diagnóstico e Ensino em Currais Novos, reforçando a capacidade de atendimento para pacientes do interior.