Uma casa em Capim Macio, na Zona Sul de Natal, tem chamado atenção de quem aprecia o espírito natalino. Decorada com luzes, enfeites e elementos feitos à mão, a residência da família encanta moradores e atrai visitantes curiosos que passam pelo local.
A tradição começou há muitos anos e tem raízes na história da família. A organização é feita pela advogada Roberta Falcão, sobrinha de Breno, dono da casa. Ao g1 ela contou como funciona o processo de decoração.
“Nem sei ao certo quando começamos. No início, era só uma árvore e alguns enfeites simples, como gorrinhos. Com o tempo, fomos ampliando a decoração”, conta Roberta.
O envolvimento com o Natal é também uma homenagem a uma tia que sempre liderou a organização dos festejos. “Ela adorava essa época e, depois que faleceu, continuei o trabalho do jeitinho que ela sonhava. É uma forma de manter a magia viva”, relembra.
De acordo com Roberta, a decoração é planejada com criatividade e dedicação e “tudo pode virar decoração”. Ela busca inspirações em vídeos, filmes e redes sociais, recebendo também ideias de amigos. Muitos itens são feitos em casa, com materiais inusitados como canos de PVC, macarrão de piscina e recipientes de detergente.
Sobre os custos, ela afirma que é difícil calcular o valor investido ao longo dos anos. “Muitos enfeites são restaurados e reaproveitados. Nossa árvore, por exemplo, está conosco há mais de 20 anos. Mas o sol desgasta bastante, então estamos sempre pintando e refazendo”, explica.
A decoração chama a atenção de quem passa pela rua e, de acordo com ela, a reação dos moradores e visitantes é sempre positiva.
“Todo dia tem gente filmando e fotografando. As crianças adoram, então comprei gorrinhos e saquinhos de balinhas para distribuir. É gratificante ver o sorriso no rosto delas”, relata Robertha.
Casa com decoração natalina em Natal chama atenção e atrai visitantes
Além disso, ela conta que a decoração sempre rende “muitas histórias que aquecem o coração”, inclusive no processo de montagem.
“Logo quando comecei a montar esse ano, uma senhora que vende panos de prato me presenteou com alguns natalinos. Ela disse que estava muito feliz em ver aquela casa”, lembra.
Antes a decoração era feita apenas na parte interior da casa, até que a advogada resolveu levar para o jardim.
“A ideia de montar no jardim foi minha, apesar de não ser na minha casa, e minha família apoiou. Sempre gostei de ver decorações com tema de Natal nos filmes e pensei: “por que não aqui?”, conta.
g1rn