Os cartórios do Rio Grande do Norte já aderiram à campanha nacional de doação de órgãos e estão emitindo a Autorização Eletrônica de Doação de Órgãos (AEDO) por meio da plataforma digital e-notariado, facilitando a manifestação de vontade de doadores de forma prática e segura.
Em âmbito nacional, a campanha terá ações coordenadas em várias capitais, promovendo um esforço coletivo para aumentar o número de doações.
Os tabelionatos de notas de todo o país participarão da “Jornada Notarial 2024: AEDO Dia D”, um evento que autoriza os cartórios a emitirem as AEDOs em locais públicos. A iniciativa tem como objetivo ampliar o acesso da população a esse ato de cidadania, facilitando o registro de doadores de órgãos, tecidos e partes do corpo humano. A ação, que acontece dia 19 de outubro em todo o país, é coordenada pelo Colégio Notarial do Brasil-Conselho Federal, em parceria com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Ministério da Saúde e conta com o apoio das Corregedorias-Gerais das Justiças Estaduais e do Distrito Federal, assegurando a segurança jurídica de todo o processo.
“Temos consciência da nossa responsabilidade social. E essa será uma oportunidade única para os cartórios do Rio Grande do Norte mostrarem sua relevância no apoio ao sistema de saúde, contribuindo diretamente para salvar vidas”, disse Sérgio Procópio, presidente do Colégio Notarial do Brasil- Seção Rio Grande do Norte (CNB/RN)
A decisão, assinada pelo Ministro Mauro Campbell, reconhece a importância da emissão das AEDOs para facilitar a doação de órgãos e destaca a responsabilidade dos serviços notariais na promoção dessa causa tão nobre.
Com o envolvimento ativo dos cartórios potiguares, o estado poderá se destacar no cenário nacional, reforçando o impacto do trabalho notarial e sensibilizando a população sobre a importância de fazer parte de um ato que simboliza a continuidade da vida através da doação de órgãos.
AÇÃO LOCAL ACONTECE DIA DE FINADOS
Em Natal, A “Jornada Notarial 2024: AEDO Dia D” terá uma ação especial no Dia de Finados, 2 de novembro, quando a reflexão sobre a vida e a finitude ganha destaque. A iniciativa busca reforçar a conexão simbólica entre a doação de órgãos e a continuidade da vida, incentivando os potiguares a registrar sua vontade de doar e, assim, transformar a dor da perda em esperança para quem aguarda um transplante.
A ação será realizada na praça Cívica, no bairro de Petrópolis, a partir das 8h e vai contar com a participação de todos os cartórios do RN, ofertando além
da certificação digital gratuita, além de outros serviços como o aconselhamento jurídico gratuito, emissão de certificados digitais notarizados, além de orientação sobre o AEDO.
Os notários irão mostrar a importância do ato de doar como um gesto de solidariedade e de preservação da vida humana, garantindo o cumprimento de todas as exigências legais e a proteção do direito à doação de órgãos, tecidos e partes do corpo humano.
“Esta é uma oportunidade única para os cartórios do Rio Grande do Norte mostrarem sua relevância no apoio ao sistema de saúde, contribuindo diretamente para salvar vidas”, afirma Sergio Procópio.