O candidato do PSD à Prefeitura do Natal, ex-prefeito Carlos Eduardo, se comprometeu a criar 1.500 novas vagas em creches, caso seja eleito. Com isso, segundo ele, Natal vai acabar com a necessidade de realizar sorteio para preenchimento de matrículas nos Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) – prática realizada desde 2015.
Em entrevista à 98 FM na noite desta sexta-feira 13, Carlos Eduardo criticou o atual prefeito Álvaro Dias (Republicanos) pela sua atuação na área. Segundo Carlos, caso a gestão de Álvaro tivesse construído 7 Cmeis cujos projetos foram deixados prontos pela administração anterior, não haveria mais fila de espera.
“Na prefeitura, nós duplicamos as vagas. Saímos de 3 mil para 6 mil. O que aconteceu é que nós deixamos 7 Cmeis devidamente aprovados, com recursos alocados, e o meu sucessor, em seis anos de governo, não fez só um. O que eu vou fazer? Vencendo a eleição, nós vamos repactuar com o Ministério da Educação, vamos recuperar e construir os 7 Cmeis, criando 1.500 vagas e resolvendo o problema das creches”, afirmou Carlos Eduardo.
Enquanto as creches não são construídas, Carlos Eduardo se comprometeu em adquirir vagas na rede privada para que não seja mais necessário realizar sorteio de crianças.
O ex-prefeito registrou que, quando foi prefeito de Natal, universalizou o acesso de crianças à pré-escola (etapa do ensino infantil seguinte à da creche) e ao ensino fundamental. Ele disse que, antes de ser gestor, não havia vagas suficientes nessas duas outras etapas, e que o problema foi resolvido. Agora, ele diz que fará isso com a questão das creches.
“Nós tínhamos um convênio com escolas privadas. Num primeiro momento, vamos ampliar isso para as creches. E vamos botar foco. Vamos para cima para resolver o problema. Nós resolvemos o ensino fundamental e o ensino infantil. Vamos resolver também o problema das creches”, destacou.
Agora RN