A CARGA APREENDIDA PELO IBAMA PODE TER SIDO EXTRAÍDA DE UMA RESERVA INDÍGENA NO PARÁ( FOTO: REPRODUÇÃO/TV PONTA NEGRA)
Uma caminhão carregado de madeira extraída de forma ilegal foi apreendido pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) em Natal. A carga foi avaliada em R$ 55 mil. O veículo vinha da cidade de Uruará, no Sudoeste do Pará, e a madeira pode ter sido retirada de uma reserva indígena, de acordo com o instituto. A apreensão aconteceu na tarde dessa segunda-feira (29).
O motorista da carreta estava portando uma guia florestal adulterada e um documento de fraude tributária, por isso irá responder por sonegação fiscal, além de ser enquadrado dentro do crime ambiental. Ao todo, o caminhão transportava cerca de 23 metros cúbicos de madeira serrada, tendo sido parado por agentes da Secretaria de Tributação (SET), que acionaram o Ibama.
De acordo com o chefe técnico da entidade, Luiz Felipe Bonifácio, a partir do momento da apreensão, é o Ibama que decide para onde a madeira será destinada, “geralmente quem recebe esse tipo de material apreendido são instituições sem fins lucrativos”, afirmou Luiz. Essas regulamentações são feitas a nível federal.
No entanto, antes da decisão, o condutor da carga e proprietário do caminhão pode entrar com um recurso na justiça que possibilite uma revogação e recuperação do material capturado.

