SELO BLOG FM (4)

Capoeiras celebra Dia da Consciência Negra com ações culturais, serviços sociais e anúncio de nova iluminação de LED

FOTO: EDEILSON MORAIS

A sexta-feira (24/11) entrou para a história na comunidade quilombola de Capoeiras, zona rural de Macaíba. A Prefeitura preparou uma grande programação para a Dia da Consciência Negra, que teve início durante a manhã e se estendeu até a noite. Foi um dia pleno de apresentações culturais, oficinais temáticas e debates sobre temas atuais para a população negra como afroempreendedorismo. 

Além de tudo isso, serviços sociais do CRAS, CREAS e Trabalho e Renda foram disponibilizados no local. A iniciativa foi da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (SMCT) e contou com o apoio de diversas outras pastas e com órgãos externos como Senac, Sebrae, Emater e Polícia Civil.

Paralelamente, acontecia logo ao lado a 1ª Feira Multicultural Quilombola, onde a culinária e o artesanato local eram destacados para os visitantes. Centenas de pessoas compareceram ao evento, inclusive caravanas vindas de outras cidades como Bom Jesus e Vera Cruz. Ao final do evento, o prefeito Emídio Júnior anunciou para o público presente a chegada da iluminação de LED na comunidade, quando assinou uma nova ordem de serviço.

“Vamos continuar trabalhando e avançando sempre, com muita humildade e vontade de fazer muito mais por nossa gente. Hoje é um exemplo disso! Um dia repleto de muita movimentação comemorando o Dia da Consciência Negra que aconteceu na segunda-feira. Estamos aqui também para assinar uma ordem de serviço da iluminação de LED para Capoeiras ficar toda ‘acesinha’ e organizada, e a população possa caminhar mais tranquila com as ruas bem iluminação.”, declarou o prefeito, que estava acompanhando pelos vereadores Zeca da Pesca e Érika Emídio e os secretários Edivaldo Emídio (Assuntos de Governo), Sérgio Nascimento (Cultura e Turismo), Cícero Militão (Agricultura) e Billy Jean (Meio Ambiente e Urbanismo).

 “Estamos aqui hoje participando de uma atividade alusiva ao Dia Nacional da Consciência Negra, uma data tão importante porque representa a resistência da população negra, dos povos que foram escravizados, mas que resistiram. Capoeiras traz toda essa força, toda essa representatividade de resistência e luta por melhores condições de vida”, relatou Giselma Omilê, coordenadora estadual da Política de Promoção da Igualdade Racial do Governo do Estado, que veio prestigiar as comemorações.

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Comente aqui