Depois de passar por dificuldades na sua infância ao ver sua mãe criar quatro filhos sozinha, Iasmin Virgínia de Almeida Souza Lima, 16 anos, decidiu que iria se esforçar para ter uma profissão que transformasse a sua vida e a vida da sua família. “Meu padrasto é pedreiro e iniciou a construção de um espaço para montar um salão para mim. Eu arregacei as mangas e comecei a ajudá-lo nessa construção. Carregava areia e ajudava no que fosse preciso. Foi quando surgiu a oportunidade lá no Cras Guarapes de fazer estas oficinas de qualificação profissional. Vi a chance de aprender e economizar dinheiro, pois não precisaria mais pagar alguém para fazer. Na primeira oficina que foi de cimento queimado eu já me identifiquei totalmente. Dei o meu melhor. O conhecimento que adquiri no curso eu estou colocando em prática. Aprendi muitas coisas novas nas oficinas de marcenaria, de textura, de argamassa. Eu vou poder assentar piso e ainda utilizar estes conhecimentos para trabalhar de forma autônoma. Com certeza valeu muito a pena”, disse Iasmin.
Esta é uma parceria que está impactando positivamente a vida das pessoas. Paulo Roberto Augusto da Silva se sentia triste porque não conseguia trabalhar fora de casa por muito tempo, por cuidar da esposa que tem uma deficiência física. “Cheguei no Cras Guarapes e fui muito bem recebido por todos. Eles me disseram que iam me ajudar e me ofereceram as oficinas de qualificação profissional que aconteceram em março. Eu estou agora ofertando meus serviços como autônomo, aos poucos ganhando uma renda e tentando trazer mais estabilidade para mim e para minha família”, relatou.
O objetivo da parceria da Semtas com a rede Ferreira Costa é promover a capacitação dos usuários da rede socioassistencial do município para que estes possam ter melhores condições de inserção no mundo do trabalho. “Como Iasmin e Paulo que saíram do curso com certificado em mãos, queremos que outros usuários tenham essa oportunidade de aprender e melhorar de vida. Assim como as oficinas oferecidas no Cras Guarapes, a Ferreira Costa já nos adiantou que teremos, no final do mês, novas oficinas prestigiando agora o Cras de Nossa Senhora da Apresentação. Espero que possamos realizar muitas outras parcerias, sempre com o objetivo de melhorar a vida dos nossos usuários”, enfatizou a secretária da Semtas, Ana Valda Galvão.
“O propósito da Ferreira Costa é fazer o mundo de cada um ser cada vez melhor. Estes depoimentos só reforçam nossa vontade de continuar oferecendo serviços para a população. Estamos empenhamos em capacitar a comunidade, pois somos uma empresa que se preocupa com o desenvolvimento das pessoas”, afirma o gerente geral da loja de construção civil, Edgar de Barros.
A qualificação profissional, diferencial importante na hora de buscar uma nova oportunidade de trabalho, integra as políticas públicas de emprego e renda do município e é um dos pilares de trabalho da Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social.
Artesãos
A parceria com a rede Ferreira Costa vai além da promoção das oficinas de qualificação profissional. A empresa abriu as portas e recebeu 40 artesãos da economia solidária credenciados pela Semtas, porporcionando visibilidade na demonstração e venda das artes dessa classe tão impactada pela pandemia. “Continuaremos dando apoio ao setor do artesanato natalense e sei que esta empresa estará conosco em outras exposições”, finaliza a secretária.