SELO BLOG FM (4)

Cantata para os Santos Mártires será encenada nesta sexta-feira

A “Cantata para os Santos Mártires” emociona.  O espetáculo produzido pelo Governo do Estado, através da Fundação José Augusto, Secretaria Estadual de Turismo, Governo Cidadão e Banco Mundial, arrebata lágrimas por onde passa. Foi assim no bucólico Monumento dos Mártires em Uruaçú, no pátio da Igreja Matriz de São Gonçalo do Amarante e no Teatro de Cultura Popular.

Para a realização do histórico musical foi fundamental o apoio da Arquidiocese de Natal e Prefeitura Municipal de São Gonçalo do Amarante.

Ovações e aplausos ao elenco foram ouvidos em todos os momentos, vindos de multidões crescentes, estimadas em quatro mil pessoas nas apresentações ao vivo, realizadas entre 25 e 30 de outubro. Depoimentos emocionados foram dados pela população de São Gonçalo que sentiu a força histórica da fé retratada no musical.

Além do desempenho vigoroso do ator Igor Fortunato no papel do sanguinário Jacó Rabi, a música e texto de Danilo Guanais e o figurino de Ricardo San Martini são personagens fortes na odisseia histórico-religiosa que reconta o massacre executado por holandeses e tapuias em 1645.

A trilha encaminha o espetáculo através de instrumentações, cantos e efeitos sonoros que pontuam os momentos dramáticos do episódio histórico. A adaptação do texto à música é extremamente bem executada pelos atores.

Com extrema criatividade, o figurinista Ricardo San Martini consegue recriar a indumentária de época de holandeses, nativos e índios, destacando a individualidade dos personagens através de pequenos detalhes.

A projeção Mapeada, realizada por Wilberto Amaral assessora, através de imagens, o “fundo de cena”, conferindo contexto e dramaticidade ao espetáculo.

“A Cantata para os Santos Mártires”, dirigido com precisão e qualidade por Diana Fontes, será encenada nesta sexta (3/11) às 20h no Pátio da Igreja Matriz de Canguaretama, onde está Cunhaú, local histórico de um dos massacres. Com certeza irá emocionar e fazer emergir o mesmo sentimento de coragem, exemplo e fé revelados pelos 30 santos canonizados pelo papa Francisco no último 15 de outubro.

O espetáculo pode e dever andar mais. Rodar o país, o mundo, e quem sabe ir até a Sua Santidade para que ele próprio possa também se emocionar com este épico.

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Comente aqui