A provável candidatura do ex-ministro Sérgio Moro a presidente, de acordo com as pesquisas, deve tirar votos do ex-chefe Jair Bolsonaro, mas pode ganhar o significado de “caixão fúnebre” para as possibilidades de candidatura da chamada “terceira via”. A expectativa, de acordo com as projeções dos pesquisadores, é que Moro pode chegar a 10% do total de votos do primeiro turno, à frente dos candidatos de terceira via, o que os inviabilizaria, garantindo 2º turno polarizado entre Lula e Bolsonaro.
Candidato de sonho
Como Moro deve dificultar a vida da terceira via, curiosamente, ele se vê, sem querer, como o “adversário de sonho” dos líderes das pesquisas.
Linha auxiliar
Ele se vê no dilema de mobilizar bolsonaristas arrependidos, mas vê-los retornando no apoio ao presidente contra Lula, no 2º turno.
Mico em construção
Moro talvez fosse imbatível se, aliado de Bolsonaro, fosse seu candidato contra Lula. Mas, com o presidente na disputa, seu projeto pode “micar”.
Reencontro inevitável
O ministro Fabio Faria (Comunicações) acha que, com a polarização, os eleitores que se afastem de Bolsonaro no 1º turno votarão nele no 2º.
Diário do Poder