O vereador Luciano Nascimento, que acaba de deixar o PTB para se filiar ao PSD, partido de Carlos Eduardo Alves, acredita que a pré-candidatura de Rafael Motta (PSB) à Prefeitura do Natal pode prejudicar a também pré-candidata Natália Bonavides, do PT. Para ele, a situação não interfere na candidatura do ex-prefeito da cidade.
Luciano Nascimento disse ao AGORA RN que considera “legítima” a pré-candidatura do ex-deputado federal. “Eu acho que é legítima a candidatura dele, legítimo porque ele é presidente estadual de uma sigla importante, que é o PSB”. Nesta semana, Rafael Motta entregou o cargo de secretário de Esporte e Lazer de Natal ao prefeito Álvaro Dias (Republicanos) e anunciou a própria pré-candidatura.
Para o vereador, Rafael Motta representa uma liderança de esquerda e, portanto, a pré-candidatura dele pode prejudicar a deputada federal Natália Bonavides, que pretende disputar o pleito neste ano com o apoio da governadora Fátima Bezerra (PT) e do presidente Lula (PT).
“Eu acho que, se ele tem um espectro de esquerda, acho que os votos dele dividem mais com o Natália, que é de esquerda. Carlos é de um partido de centro, é um social-democrático que é um partido de centro. Eu não vejo… eu acho que ele entra mais no espectro do voto da esquerda, se ele for candidato”, apontou.
Na terça-feira 5, à 98 FM, Rafael Motta pregou uma união de nomes de centro e da esquerda com o objetivo de enfrentar a candidatura da “extrema direita”, representada, segundo ele, por Paulinho Freire (União Brasil). “Conclamo Natália Bonavides, Carlos Eduardo, PDT, PSOL, para que possam se sentar à mesa para que Natal tenha uma união em prol de um nome. Que a gente possa fazer uma união para fortalecer nossa cidade”, afirmou o ex-deputado.
Questionado se a possível candidatura de Rafael Motta tiraria votos de Carlos Eduardo Alves, Luciano Nascimento enfatizou que o aliado não seria impactado negativamente. “Não, não acho que não teria”, reforçou o vereador, que já disse que Carlos Eduardo tem o apoio da população, tendo deixado um legado de obras aprovadas pelos natalenses, segundo ele.
Até o momento Natal tem quatro pré-candidatos a prefeito considerados mais competitivos: Carlos Eduardo, Natália Bonavides, Paulinho Freire e agora Rafael Motta. O candidato do prefeito Álvaro Dias será anunciado em maio: ele pode apoiar Paulinho, a opção mais forte hoje, desde que indique o vice. Também poderia indicar o companheiro de chapa de Carlos Eduardo. Ou lançar um nome próprio, como Joanna Guerra (Republicanos).
Agora RN