SELO BLOG FM (4)

Candidatos devem ficar atentos para riscos de pressão por bom resultado no Enem

 A PROVA DO ENEM TRAZ UMA SÉRIE DE MEDOS E DÚVIDAS AOS ESTUDANTES CANDIDATOS

A PROVA DO ENEM TRAZ UMA SÉRIE DE MEDOS E DÚVIDAS AOS ESTUDANTES CANDIDATOS

O calendário não deixa dúvidas: faltam 10 dias para as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Sua realização, como se sabe, traz uma série de medos e dúvidas aos estudantes candidatos. Além de expressar o desempenho pessoal dos alunos, o resultado do Enem define o ingresso desses jovens no Ensino Superior, aumentando ainda mais a pressão por boas notas por parte dos adolescentes e de suas famílias.

Para Giovana Andrade, coordenadora de projetos educacionais do Complexo Educacional Contemporâneo, apesar de o Enem ser um processo avaliativo, é preciso que o candidato tire o peso de cima disso. “É claro que uma preparação é necessária, no que se refere a competências e habilidades, para que o jovem tenha melhores condições de realizar a prova, mas ele ou ela não pode encarar a aprovação no exame como uma questão inexorável. Isso também vale para pais, professores, amigos”, explica ela.

Giovana ressalta que os estudantes de Ensino Médio já estão, naturalmente, inseridos numa fase de conflitos e descobertas que se somam à pressão da escolha profissional. “O importante é o estudante minimizar todos os efeitos de ansiedade que podem aparecer na véspera da prova. Mas, para isso, ele precisa se reconhecer e saber identificar o que lhe gera mais ansiedade”, destaca Giovana, ressaltando a importância de o estudante procurar atividades que lhe dão prazer como forma de minimizar as consequências da ansiedade.

Reta final

Mas afinal é hora de relaxar ou de intensificar a rotina de estudos? Giovana Andrade explica que essa decisão passa pelo perfil de cada estudante, mas alguns pontos devem ser considerados por todos eles. O aproveitamento do período que antecede a prova para o esclarecimento de dúvidas e a resolução de questões é válido. “O famoso treino é precioso. Vale a pena também dar uma olhada nas provas dos últimos três anos. Em caso de erro, não basta apenas ver o gabarito, é importante entender”, afirma ela.

A criação de metas diárias para facilitar a organização dos estudos na reta final também é citada pela especialista, assim como os cuidados com a saúde. “A saúde física e mental afeta diretamente a qualidade dos estudos e o desempenho nas provas. Por isso, é preciso dormir bem e cuidar da alimentação”, explica Giovana, que complementa com uma orientação final: “é importante a reflexão sobre qual estratégia será adotada na hora da prova. Deixar as questões mais difíceis para o final ou ler rapidamente o tema da redação e fazer um pequeno resumo são algumas delas”.

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Comente aqui