Uma das maiores dificuldades do natalense está no sistema de transporte público e nessas eleições a população terá a chance de conhecer propostas para enfrentar esse problema. No plano de governo dos seis candidatos à prefeitura de Natal, fica expresso o desejo de garantir um transporte de qualidade e melhorar a mobilidade. No entanto, entre modernizar a frota, diversificar e integrar diferentes modais, implantar tarifa zero ou mesmo construir vias e até uma terceira ponte ligando a zona Norte, as propostas não são claras sobre como garantir um transporte que atenda as principais reclamações dos usuários.
Sobre a licitação dos transportes, o único que deixa clara a intenção é Paulinho Freire (União Brasil). Seu plano diz o seguinte: “Implantar a licitação do transporte e retornar com as linhas que foram suprimidas durante a pandemia da Covid-19”. Já Nando Poeta (PSTU) segue um entendimento oposto e propõe “municipalizar todo o sistema de transporte, criar uma empresa pública de mobilidade urbana e retirar o Seturn da prestação do serviço”.
Os candidatos também querem aumentar o número de linhas e equipamentos para integrar viagens. Carlos Eduardo (PSD) apresentou a ideia que já foi executada em outras gestões de criar terminais de integração, onde os cidadãos possam facilmente trocar de um meio de transporte para outro.
Já Natália Bonavides (PT), sugere novas centralidades, por meio da implantação de polos coletivos de serviços urbanos em todos os bairros. Ela também quer uma linha ligando o aeroporto, que fica em São Gonçalo do Amarante, com funcionamento 24 horas ou em horário compatível com o horário dos voos em operação aeroporto. Neste sentido, a petista fala em articular todos os meios coletivos de transporte em uma rede única, de alcance metropolitano, integrada física, tarifária e operacionalmente.
Para ampliar a estrutura para o transporte, Paulinho Freire também aponta sugestões. “Elaborar projeto com estudo de viabilidade da Via Mangue, com o objetivo de criar uma via alternativa à Av. Dr. João Medeiros Filho, interligando a ponte Newton Navarro e a Ponte Costa e Silva (Igapó)” é o que diz seu Plano de Governo.
Ele também propõe construir cinco terminais de transporte público coletivo, sendo três na Zona Norte, num modelo de centro de distribuição de viagens que integra o transporte com serviços públicos de outras áreas (saúde, esporte e lazer, assistência social) e áreas comerciais. Além disso, ampliar o sistema de binários, criando novas conexões e rotas alternativas.
A integração dos transportes está presente também nas propostas de Nando (PSTU) que quer “implementar um sistema integrado de transporte em Natal e região metropolitana, com trens”. Por falar em trem, o candidato Heró diz que buscará parceria com a CBTU para que o trem circule nas principais vias de Natal.
Para reorganizar o trânsito, também há propostas. A criação de novos binários está presente nos planos de governo de Carlos Eduardo. A implantação de estacionamento rotativo com tecnologia de disponibilidade de vagas é o que aponta Paulinho. O incentivo ao adensamento no entorno dos terminais, com o uso dos instrumentos do plano diretor é o que Natália sugere.
Além disso, o Plano de Governo de Paulinho prevê estudos de viabilidade para a construção da terceira ponte sobre o Rio Potengi, prevendo sua futura necessidade. É algo semelhante ao que está no de Heró (PRTB) que fala em “construir uma nova ponte para zona Norte, saindo da Guarita aos Guarapes”.
Tarifa zero
Os candidatos também sugerem que a cidade poderá contra com tarifa zero. Carlos Eduardo apresentou a possibilidade dizendo que “a tarifa zero no transporte público será estudada em profundidade pela gestão para que se busque sua implantação, levando em consideração suas vantagens, como a acessibilidade e a redução do tráfego, e suas desvantagens, como o custo financeiro e a potencial sobrecarga do sistema”.
Natália Bonavides também foi cautelosa quanto ao assunto. Ela sugere “ampliar gradativamente as hipóteses de gratuidade no transporte público com o objetivo de implantar o Programa Tarifa Zero na cidade”. Já Nando Poeta propõe reduzir pela metade o valor da passagem que atualmente custa R$ 4,50, mas que as empresas que operam na cidade alegam que o valor está defasado.
Estímulo ao uso de bikes
O uso de bicicletas com aumento das ciclovias e um sistema de compartilhamento, é sugerido por Carlos Eduardo, Paulinho Freire, Natália Bonavides e Rafael Motta (Avante). Eles querem aumentar as ciclovias e construir bicicletas.
“Fortalecer a integração entre diferentes modais de transporte, como ônibus, bicicletas e trens, além de criar uma única plataforma digital que ofereça ao usuário a possibilidade” é o que diz o Plano de Governo de Carlos Eduardo. “Ampliar a infraestrutura cicloviária em 150 km. Implantar bike share (compartilhamento de bicicletas) em pontos centrais e turísticos da cidade” é o que diz o de Paulinho.
Já o documento de Natália aponta para “ampliar as faixas de ônibus e priorizar a segurança viária para ciclistas, implantando ciclovias nas principais vias da cidade”, enquanto o de Heró, fala na “criação de ciclovias, primeiramente na área central de Natal”. Rafael diz que fará “busca para atrair empresas que possam explorar transportes alternativos como bicicletas, patinetes por compartilhamento, aumento da quantidade de opções para os natalenses, qualificando as vias para poder suportar os respectivos meios de transporte”.
Motta também aponta que o Plano de Governo contemplará a obtenção de uma linha exclusiva que será operada através de ônibus elétrico. A ideia de criar transporte operado por meio de fontes sustentáveis também está presente no que foi apresentado pelos outros candidatos.
Agenda
Carlos Eduardo (PSD)
10h30: Gravação com o Democracia Cristã (Local: Rua SantoAgostinho, 3273, Candelaria)
14h: Gravação na produtora
18h – Caminhada com o candidato Flauber Soares (PP) (Local:Travessa São Domingos, Santa Clara, Planalto)
19h – Reunião no Pajuçara com Andriele (Local: Rua Tenente de Souza, 1714, Pajuçara)
20h30 – Reunião na residÍncia de Claudia (Local: Rua PlanÌcie do Potengi, 276, Parque Floresta)
Heró (PRTB)
9h – Visita a apoiadores no bairroGuarapes, zona Oeste.
14h – Visita amigos e faz reuni„ocom apoiadores no bairro Planalto.
18h – Reunião com apoiadores em Felipe Camarão
21h – Reunião com assessoria
Nando Poeta (PSTU)
10h – Gravação de vÌdeos para mensagens da campanha com apoiadores.
15h – Recebe apoiadores na sede do PSTU.
19h – Reunião com equipe política
Natália Bonavides (PT)
Gravação para programa de TV
Paulinho Freire (UNIÃO)
20h – Reunião com moradores de Cidade Nova (Local: Rua José Felinto,Cidade Nova)
21h – Reunião com moradores do Guarapes (Local: Rua da Lagoa Seca, Guarapes)
Com informações da Tribuna do Norte
1 Comentário
Fiquem certos de que nenhum deles fará absolutamente nada.