O cuidado com a saúde da população é uma das principais pautas para aqueles que almejam administrar a capital do estado. Nessa área, candidatos à Prefeitura de Natal focam suas propostas na ampliação do atendimento, construindo mais unidades de saúde, inclusive para atendimento odontológico, e atenção à saúde mental, informatizando a rede para facilitar o acesso e evitar filas. A Saúde de Natal é dividida entre cinco distritos sanitários, sendo dois na Zona Norte e um em cada uma das outras regiões.
Funcionando em diferentes níveis de atenção (primária, secundária e terciária), a saúde pública apresenta grandes desafios, a começar pela dificuldade do acesso à atenção básica. O candidato Carlos Eduardo Alves (PSD) se propõe a investir na recuperação e redimensionamento da rede básica, contando com o novo Hospital Municipal e a Maternidade Dr. Leide Morais, que ele quer ampliar e transformar em Hospital da Mulher.
Enquanto isso, Paulinho Freire (União Brasil) está propondo a construção de novas Unidades Básicas (UBS), com foco em equipes de Estratégia em Saúde da Família (ESF), além de aumentar e padronizar os horários de atendimento à população de 100% dos equipamentos da Atenção Primária à Saúde (APS), estabelecendo o horário das 7h às 19h para funcionamento. Para tanto, quer firmar parcerias com clínicas privadas no horário noturno.
Aumentar o horário de atendimento também é estratégia do candidato Heró (PRTB). Ele propõe manter postos de saúde abertos 24 horas, com plantões. Para isso, sugere buscar recursos da União e, assim, construir mais UBSs e um hospital municipal de urgência/emergência na Zona Norte, com atendimento pediátrico.
Natália Bonavides (PT) fala em “aprimorar a regionalização da saúde no município com fortalecimento dos distritos sanitários e integração de ações intersetoriais” e em “garantir a integralidade entre a APS e a Atenção Especializada, de modo que a população seja encaminhada para consultas especializadas.”
O Plano de Governo de Rafael Motta (Avante) é mais resumido quanto ao assunto. Ele diz apenas que vai “garantir o acesso à saúde de qualidade e promovendo bem-estar para todos, em todas as idades, com atendimento humanizado, facilitando através de plataforma digital que contemple desde a saúde preventiva, com as equipes de saúde da família, até os serviços de média e alta complexidade.”
Os candidatos também expressam o desejo de ampliar a saúde bucal. Paulinho promete adquirir mais quatro unidades de odontologia móvel e Heró quer implantar o Serviço Móvel de Saúde e de Odontologia (Ônibus da Saúde). Carlos Eduardo diz que vai aumentar as equipes e melhorar os insumos, enquanto Natália sugere reestruturar essa área.
Para atender os profissionais da saúde, a ideia de Paulinho Freire é criar um programa de produtividade, com incentivos e reconhecimentos a fim de estimular melhores serviços prestados e valorização aos servidores eficientes. Isso se daria através de mecanismos de incentivo.
Heró também dedicou um tópico a esse tema. Ele fala em capacitação para atendimento humanizado e destaca as áreas de geriatria e gerontologia. O candidato diz que buscará aumentar o número de médicos, fisioterapeutas, enfermeiros e outros profissionais da área e que realizará um concurso público para preencher 1.300 vagas já em 2025 na área da saúde. Também pretende garantir os planos de salários e carreiras dos servidores.
Grupos vulneráveis
Também há uma preocupação com os grupos minoritários e a saúde mental da população. Paulinho propõe amplias as equipes de Consultório de Rua para atender a população em situação de rua e que criará o Centro Especializado em Saúde da Mulher, além de dois Centros Especializados em Reabilitação (CER), um CAPS Infantil e um CAPS III, para fortalecer a política de saúde mental. Ele diz ainda que vai pactuar parceria público-privada para atendimento de crianças autistas, realizar mutirão de atendimento em neuropediatria e psiquiatria e ampliar o atendimento psicológico às mães e pais dessas crianças.
Carlos Eduardo também inclui no seu plano serviços especializados para atender autistas e a criação de Centros-Dia para Pessoas Idosas. Ele propõe expandir os serviços de saúde mental, incluindo a criação de Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) e programas de prevenção e tratamento de transtornos mentais.
Natália, por sua vez, promete desenvolver ações e serviços orientados a ampliar a capacidade funcional e desempenho das pessoas com deficiência, além de focar numa política municipal de atenção à saúde da pessoa idosa.
Remédio entregue em casa
Garantir medicamentos gratuitos à população é algo que os candidatos prometem, mas alguns vão além e querem que a medicação chegue diretamente à casa do usuário. Paulinho Freire diz que vai fazer isso por meio de parceria com empresas públicas e/ou privadas de envio/entrega. Ele quer, ainda, montar um centro logístico dos medicamentos e insumos para garantir o armazenamento, controle e agilidade de entrega.
Parcerias com o privado é algo que Nando Poeta (PSTU) rejeita no seu plano, que diz: “ampliar toda a rede municipal de saúde, assegurando um SUS 100% público e estatal, sem terceirização nem privatização”. Para isso, sugere aumentar os recursos da receita corrente líquida na área.
Com Carlos Eduardo, os remédios chegariam aos usuários pelo “Programa Remédio em Casa”. O candidato também criaria polos farmacêuticos descentralizados com um Sistema de Acesso Regulado e ampliaria a cobertura vacinal, investindo em campanhas educativas, equipes completas e um programa de vacinação nas escolas.
Saúde informatizada
Implantar um sistema de prontuários eletrônicos em toda a rede é a proposta de Paulinho Freire, que também quer criar a “Plataforma Inova Saúde”, para maior transparência, controle social e agendamento on-line de consultas médicas/ambulatoriais e exames laboratoriais.
Natália Bonavides também diz que vai implementar uma política de transformação digital nos serviços da APS com integração das informações sanitárias em prontuário único em todos os serviços. A modernização da comunicação entre as UBS e os usuários por meio de aplicativos e mensagens por celulares para acompanhamento de exames e marcação de consultas é a sugestão de Carlos Eduardo. Já Heró quer utilizar o CONECTA SUS.
Agenda
Compromissos dos candidatos nesta sexta (23)
Carlos Eduardo (PSD)
8h – Encontro com o Arcebispo de Natal
10h: Adesivaço 55 – Praça Cívica
17h00: Arrastão 55 – Praça da Cultura/Ginásio de Esportes, Passo da Pátria
19h – Reunião com o vereador Luciano Nascimento
20h30: Reunião com Amigos de Márcio Godeiro
Nando Poeta (PSTU)
8h – Recebe propostas da Arquidiocese de Natal
10h – Visita ao Museu Câmara Cascudo
19h – Evento na Estação do Cordel
Natália Bonavides (PT)
8h – Encontro com o Arcebispo
10h10 – Entrevista Folha de São Paulo
10h40 – Gravação com equipe de comunicação
16h – Caminhada Zona Oeste
20h – Inauguração Comitê Carlos Silvestre
Rafael Motta (AVANTE)
8h- Reunião com Arcebispo de Natal
10h – III Encontro Estadual de Protetores de Animais do RN
16h – Visita na ONG Patamada
Paulinho Freire (UNIÃO)
08h – Encontro com Arcebispo de Natal
15h – Arrastão Bora Natal – Quintas.
18h – Encontro com Amigos de Daniell Rendall _Ponta Negra
19h30 – Encontro com amigos de Alexandre e Giovani – Potengi
20h – Encontro com amigos de Nilton – Pajuçara
20h30 – Encontro com Amigos de Peixoto – Potengi.
Heró (PRTB)
Não enviou até o fechamento desta edição.
Tribuna do Norte