Pela primeira vez, uma final do Campeonato Potiguar terá arbitragem feminina. A decisão entre ABC e América será comandada por Edina Alves, árbitra Fifa/SP. O jogo será nesta quarta-feira (17), às 20 horas, no estádio Frasqueirão.
Edina é recordista de jogos apitados no Brasileirão e se tornou a primeira mulher a apitar uma final do Campeonato Paulista, neste ano. Ela também foi a primeira a árbitra a apitar uma partida de um campeonato profissional masculino da Fifa, o Mundial de Clubes. Alves também atuou na Copa do Mundo Feminina em 2019.
A equipe de arbitragem ainda terá outras mulheres. A assistente 1 será Anne Kesy Gomes de Sá (Fifa/AM). A 4ª árbitra será Deborah Cecília Cruz Correia (Fifa/PE) e a auxiliar do VAR será Amanda Pinto Matias (CBF/SP).
O quadro será completado por homens. O posto de assistente 2 terá Alessandro Álvaro Rocha de Matos (Master/BA), o VAR será comandado por Adriano Assis Miranda (CBF/SP) e o observador de vídeo será Antônio Rogério B. do Prado (SP).
A escala da arbitragem do clássico final foi divulgada pela Federação Norte-rio-grandense de Futebol (FNF) nessa segunda-feira (15). Na semana passada, o América havia solicitado que a equipe fosse de fora do RN.
Em campo
Após demitir o técnico Fernando Marchiori e encarando jejum de nove partidas sem vencer, o ABC só fica com a taça em caso de vitória por dois ou mais gols. Já para o América, um simples empate garante a taça, ou ainda qualquer vitória. Triunfo abecedista por um gol de diferença, levará a disputa para os pênaltis.