A Campanha do Outubro Rosa já começou para o Sistema Fecomércio RN, que por meio do Sesc RN, está dando início aos agendamentos para exames gratuitos de mamografias e preventivos. Até o dia 30 de setembro, as interessadas deverão marcar seu exame pelo telefone (84) 3133-0360, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h.
Após a marcação do exame, as cópias do RG, CPF, Cartão SUS e comprovante de residência, deverão ser enviadas, em folha única, para o WhatsApp (84) 99128-4416. A data e horário da consulta serão validados após confirmação do recebimento dos documentos. Os protocolos de agendamento e atendimento seguem as determinações preconizadas pelos órgãos de saúde.
Os exames serão realizados de 1º a 30 de outubro, na própria unidade móvel Sesc Saúde, que ficará estacionada no Sesc Zona Norte, em Natal. A meta é realizar 336 mamografias em mulheres de 50 a 69 anos e 336 preventivos (também conhecidos como Papanicolau) em mulheres de 25 a 64 anos.
A ação integra a programação do Serviço Social do Comércio do Rio Grande do Norte (Sesc RN), instituição do Sistema Fecomércio, durante a campanha mundial sobre detecção precoce do câncer de mama. A programação completa da campanha, em breve, estará disponível no site sescrn.com.br.
Sesc Saúde Mulher
O Sesc RN foi pioneiro no país ao receber o projeto da unidade móvel de saúde feminina. Atualmente, a instituição possui duas unidades móveis em funcionamento. Inclusive, em virtude da pandemia pela Covid-19, desde o último mês de abril, a primeira Sesc Saúde Mulher está estacionada no pátio da Maternidade Januário Cicco, em Natal, auxiliando na triagem das pacientes que buscam atendimento hospitalar. Do início de abril a 31 de agosto, 3 mil mulheres passaram pela triagem na unidade móvel.
O trabalho desenvolvido pelo Sesc nas unidades móveis integra a política nacional de rastreio do câncer, mantida pelo Ministério da Saúde, pois todos os casos identificados da doença são notificados ao município parceiro. Entre 2012 e 2019, foram realizados 60.951 exames – entre mamografias e preventivos – e 147.964 ações educativas, resultando em mais de 1.000 casos encaminhados ao setor público de saúde para continuidade no tratamento, em decorrência de alterações identificadas nos exames realizados na unidade móvel.