SELO BLOG FM (4)

Campanha de Verão da STTU alerta sobre risco de mistura de álcool e direção

FOTO: REPRODUÇÃO

A Prefeitura do Natal, por meio das secretarias de Mobilidade Urbana e Comunicação Social, iniciou campanha destacando os cuidados no trânsito durante o período de férias e veraneio. A orientação principal é redobrar a atenção e não misturar álcool e direção. De acordo com a STTU, é neste período que os condutores relaxam e esquecem dos riscos de acidentes. A ideia é educar para prevenir.

A campanha nasce na contramão dos anúncios de oportunidades do período que ressaltam “bebidas alcoólicas para o período do verão e carnaval”. Em linhas gerais, o foco da peça é voltado especificamente para os jovens e adultos mostrando os efeitos do álcool sobre os sentidos e a razão.

O crescente consumo de álcool entre os jovens também é objeto de preocupação da STTU. As campanhas de marketing acabam sendo direcionadas aos grupos mais vulneráveis, principalmente aos iniciados no uso do álcool – na faixa entre 18 e 20 anos.

Daí, a ideia de provocar o debate acerca do uso da bebida neste período, assim como a regulamentação de publicidade sobre o tema, já que os anúncios referentes ao uso do álcool estão sempre demonstrando o prazer e a felicidade que o álcool proporciona e omitindo os números da tragédia no trânsito e nas famílias.

Os especialistas são unânimes que combater o uso do álcool constitui uma prioridade para saúde pública, uma vez que a redução do seu consumo tem uma relação direta também com a queda dos índices de mortes no trânsito, de doenças cardiovasculares, hepáticas, mentais, câncer, além da violência urbana.

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Comente aqui