SELO BLOG FM (4)

Caminhada do Festival Histórico de Natal acontecerá dia 02 de dezembro; inscrições dos concursos estão abertas

FOTO: REPRODUÇÃO/ASSESSORIA

Evento que ao longo de doze edições se tornou cada vez mais grandioso e passou a fazer parte do calendário de festividades tradicionais da capital potiguar, a Caminhada Histórica de Natal, que desde ano passado passou a fazer parte de algo maior, o Festival Histórico de Natal, terá uma nova edição no dia 02 de dezembro com a mesma proposta: resgatar a cultura e a história de Natal e integrar a programação do Natal em Natal.

Além da Caminhada Histórica, fazem parte da programação do Festival os concursos de música, e redação, que chegam à quinta edição, e o de fotografia, que chega à sexta, além da segunda edição do concurso de jornalismo. A ideia dos concursos é fomentar a produção artística, resgatar a cultura natalense e incentivar artistas locais e estudantes. O concurso de redação está com inscrições abertas até o dia 17 de novembro, o fotográfico até o dia 2 e o de jornalismo até o dia 8. Já o de música fará a grande final no dia 30. Os editais podem ser encontrados no link da Bio no perfil oficial do instagram: @festivalhistorico.

O Festival é a oportunidade perfeita para quem quer conhecer melhor a história de Natal. A caminhada, programada para o dia 02 de dezembro, percorre monumentos e atrações históricas da cidade, contextualizando a origem e a importância histórica de cada um. Assim como nas edições anteriores, o Festival deixará um legado para a população. “O Festival Histórico de Natal recebe esse nome para mostrar a amplitude do evento, que não se restringe a um único dia, mas a um período que movimenta vários setores e que mantém viva a história da nossa cidade. Continua sendo nosso objetivo estimular a população a conhecer suas raízes e promover a nossa cultura”, disse Jarbas Filho, idealizador do Festival.

O projeto da Caminhada Histórica do Natal e seus concursos culturais tem realização da Viva Entretenimento e patrocínio da Prefeitura de Natal via Lei Djalma Maranhão incentivado pela Unimed Natal, Holiday Natal, Colégio Cei e Plano Urbanismo, e pelo Governo do Estado do RN através da Lei Câmara Cascudo, incentivado por CDA Distribuidora, Nordestão, Aquacocobrasil, Água Crystal e Solar br digital.

Uern Natal e TJRN realizam ação para negociação de débitos e acolhimento a vítimas de violência doméstica nesta terça-feira

Nesta terça-feira (07), a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte e o Tribunal de Justiça estarão promovendo uma ação de conciliação, orientação e negociação de débitos, para a população da zona Norte de Natal, das 9h às 16h, no Complexo Cultural da Uern, na avenida Doutor João Medeiros Filho, 3419, também conhecida pelos natalenses como Estrada da Redinha.

Entre os serviços disponíveis na ação estarão a negociação de débitos com a Caern, Cosern/Neoenergia e a empresa de telefonia Claro. O Juizado de Trânsito também estará presente para resolução de questões e orientações.

Também será disponibilizado acolhimento e orientação a vítimas de violência doméstica, bem como atividades de educação ambiental. “O evento é aberto ao público sem necessidade de inscrição prévia”, frisa a professora Deborah Holanda, coordenadora do Núcleo de Prática Jurídica da Uern Natal, através do qual a parceria com o TJRN foi firmada para a realização do evento.

O NPJ oferece assistência advocatícia gratuita para moradores da zona Norte em causas cíveis e do Direito da Família. Durante a ação, os interessados também poderão obter mais informações sobre o atendimento oferecido pela Uern.

“Qualquer pessoa pode comparecer ao Complexo Cultural de Uern, para negociar e conciliar com nossos parceiros ou obter informações sobre a Lei Maria da Penha ou sobre Direito do Consumidor”, convida a coordenadora executiva do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec/TJRN), juíza Daniella Simonetti. A magistrada destacou ainda que este é o primeiro evento do porte realizado em parceria com uma universidade.

Programação

A partir das 13h, haverá um momento de aprendizado e reflexão sobre violência doméstica contra a mulher. A palestra será ministrada pela delegada Marília Ferreira e mediada pela juíza coordenadora do CEJUSC da zona Norte, Alba Paulo de Azevedo.

Em seguida, a servidora do TJRN, mediadora e instrutora em negociação, conciliação e mediação certificada pela CNJ, Ellane Canuto, fará uma oficina, das 14h30 às 16h, sobre mediação e conciliação.

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Comente aqui