SELO BLOG FM (4)

Câmara vota nesta terça projeto que pode livrar da cadeia quem tem arma de fogo ilegal

PROJETO DO DEPUTADO ALEXANDRE LEITE PREVÊ QUE QUEM POSSUI ARMAS ILEGAIS TERÁ ATÉ DOIS ANOS PARA SOLICITAR REGISTRO. FOTO: ANDRÉ ÁVILA/AGÊNCIA RBS

A Câmara do deputados vota nesta terça-feira, 22 um projeto que pode dar anistia para quem tem arma de fogo ilegal. Um parecer do relator do projeto, o deputado Alexandre Leite (DEM-SP), que coleciona armamentos, prevê que quem possui armas de fogo ilegais terá até dois anos para solicitar o registro.

Leite aproveitou parte da proposta original (Projeto de Lei 3723/19), enviada pelo Poder Executivo, e fez alterações substanciais no Estatuto do Desarmamento (Lei 10.826/03).

O governo enviou a proposta para, entre outros pontos, ampliar o porte de armas de fogo para novas categorias. O parecer de Leite vai além. Ele flexibiliza a posse e o porte de arma de fogo, amplia penas previstas no estatuto e cria o conceito de calibre e artefato proibidos, cujo uso ilegal terá as maiores penas.

Em relatório enviado a parlamentares, o Instituto Sou da Paz afirmou que o dispositivo “desestimula” o cumprimento da lei, e que “períodos de anistia foram aproveitados por pessoas contrabandeando armas”.

Com informações: Fórum

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Comente aqui