A Câmara Municipal, em parceria com a Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes), realizou, nesta sexta-feira (01), a primeira aula do curso de formação da guarda legislativa. A aula inaugural, voltada para os 20 alunos aprovados no concurso para guarda legislativo realizado em 2016, aconteceu na sede da Guarda Municipal, no bairro Potengi, zona norte de Natal e contou com a participação do diretor geral da Câmara, Francisco Dagmar Fernandes, do secretário da Semdes, João Paulo Mendes e membros da Guarda Municipal.
Para o diretor geral da Câmara o curso de formação é importante porque capacita e qualifica os novos guardas. “De imediato serão 15 novos guardas legislativos que precisam dessa capacitação, desse treinamento específico, para um melhor desempenho do trabalho, com perspectiva de convocação de mais cinco agentes para compor o quadro da guarda em 2018”, afirmou Francisco Dagmar.
O primeiro concurso para guarda legislativa de Natal contou com participação de 1.192 candidatos dos quais 20 foram aprovados na primeira etapa, prova objetiva e teste de aptidão física, de caráter eliminatório e classificatório A segunda etapa do concurso público consiste de curso de formação profissional, também de caráter eliminatório.
“Serão ministradas aulas de defesa pessoal, técnicas de procedimentos operacionais, relação jurídica, legislação, distribuídas em 160 horas o que dá em torno de 16 dias”, disse o chefe do grupo de ação da Guarda Municipal, Manoel Menezes, coordenador do curso.
De acordo com a aluna Nara Oliveira, o curso de formação é importante para, além de capacitar, ratificar a escolha do candidato. “O curso é a parte que a gente deixa de pensar em ser apenas funcionário público e ver se nos identificamos com a área, se gostamos ou não do trabalho que escolhemos exercer”.

