A Câmara Municipal de Natal (CMN) terá uma renovação de 51,72% na composição de suas 29 cadeiras, com a eleição de 15 novos vereadores. Dos atuais membros da Casa, lograram a reeleição 14 vereadores, mas quatro que decidiram sair da disputa eleitoral – Dikckson Nasser (PDT), Bispo Francisco de Assis (Republicanos) e Ana Paula Araújo (MDB) apoiaram outros candidatos, inclusive Milklei Leite (PV), que foi para o segundo turno como vice da deputada Natália Bonavides (PT).
Os campeões de votos foram os reeleitos, Robson Carvalho (União), 9.785 votos, Eriko Jácome (PP), 8.819 sufrágios e Daniel Valença (PT), 8.249 votos, Irapuã Nóbrega, 7.760 votos e Daniel Rendall (Republicanos), 7.417 sufrágios.
O partido União Brasil terá a maior bancada, com seis vereadores, seguida da Federação Brasi da Esperança (PT/PC do B/PV), do Progressistas, Republicanos, todos com quatro vereadores.
Entre os novos vereadores eleitos estão Anne Largatixa (Solidariedade), filha de Wendell Largatixa, o ex-policial militar que chegou a ser eleito deputado estadual, mas teve candidatura cassada pela Justiça Eleitoral, bem como os ex-auxiliares de primeiro escalão do prefeito de Natal, Álvaro Dias, os candidatos Irapoã Nóbrega e Daniel Rendall, que foram titulares da pasta da Semsur e adjunto da Educação, respectivamente ambos do Republicanos.
Outro novato na Câmara é Matheus Faustino, do União Brasil e que ficou conhecido pela briga que teve no saguão do aeroporto de São Gonçalo do Amarante com o deputado federal Fernando Mineiro (PT), como militante do Movimento Brasil Livre (MLB) e ainda Tarcio Martins de Melo (União), mais conhecido como Tarcio de Eudiane, por ser marido da deputada estadual Eudiane Macedo (PV).
Candidata a deputada federal em 2022, a petista Samanda Alves tida como candidata da governadora Fátima Bezerra (PT), é outra novata, ganhou a cadeira por uma diferença de nove votos em relação a vereadora Júlia Arruda (PC do B), que não foi reeleita pela Federação Brasil da Esperança.
Thabata Pimenta, que já foi vereadora em Carnaúba dos Dantas, foi eleita primeira vereadora trans em Natal pelo PSOL.
Outros novatos na Câmara são Fúlvio Mafaldo (Solidariedade), Cláudio Custódio, Daniel Santiago e Pedro Henrique Alves, do Progressistas e Jo]ao Batista Ferreira Torres (Democracia Cristã), além do apresentador Léo Souza (Republicanos), Subtenente Eliabe e Tony Oliveira (PL),
Os vereadores reeleitos são Luciano Nascimento (PSD), Eriko Jácome (PP), que é o atual presidente da Casa, Preto Aquino (Podemos), Kleber Fernandes (Republicanos) e ainda Robson Carvalho, Camila Araújo, Nina Souza e Tércio Tinoco (União Brasil), Daniel Valença e Brisa Bracchi (PT) e Herberth Sena (PV),. Eribaldo Medeiros (REDE), Aldo Clemente e Hermes Câmara (PSDB)
Nas eleições de 2020, o resultado foi praticamente o mesmo, na ocasião foram eleitos 14 “caras novas” e 15 haviam sido reeleitos. No pleito de 2016, a renovação tinha sido de 48,3%.
Bancada feminina
O resultado das eleições deste ano traz uma novidade, tendo sido eleita a primeira mulher trans da casa. De oito vereadores eleitas em 2016 e sete em 2020, agora foram seis eleitas.
Com informações da Tribuna do Norte