A Câmara Municipal de Natal aprovou por unanimidade, nesta quinta-feira (9), o Projeto de Lei nº 114/2024, de autoria do vereador Herberth Sena (PV), que reconhece a utilidade pública da ONG ReforAMAR. A entidade reforma casas de famílias em situação de vulnerabilidade social, instituições de acolhimento e promove formação profissional de mão de obra para a construção civil.
Criada em 2018 pela engenheira civil Fernanda Silmara, a ONG já realizou mais de 35 ações de reformas e adequações físicas de casas na Grande Natal, impactando aproximadamente 4 mil pessoas. Além disso, capacitou cerca de 900 voluntários e promoveu economia circular movimentando mais de 3 mil itens por meio do Bazar da ReforAMAR, o maior do Nordeste.
“É muito importante apoiar instituições como a ReforAMAR, que há seis anos realiza um trabalho relevante de resgate da dignidade de tantas famílias graças ao trabalho de voluntários e parceiros. Com este reconhecimento de Utilidade Pública Municipal, pleiteado por nosso mandato, a ONG poderá firmar novas parcerias e contar com apoio fundamental de órgãos públicos na execução de seus projetos”, afirma o vereador Herberth Sena.
Para a presidente da ReforAMAR, este é um divisor de águas na história da entidade. “Muita gente já conhece e confia no nosso trabalho, mas ser oficialmente considerada de Utilidade Pública endossa a nossa credibilidade aos olhos da sociedade. E isso, claro, pode abrir portas para receber financiamentos públicos, atrair novos parceiros e voluntários para as nossas ações”, comemora Fernanda Silmara.