Área tem enorme potencial turístico e ideia do encontro desta quarta-feira, 25, foi levantar sugestões para o detalhamento desta regulamentação
A Câmara Empresarial do Turismo da Fecomércio RN (CET) se reuniu na manhã desta quarta-feira, 25, com a equipe técnica e o secretário titular da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo de Natal (Semurb), Marcelo Rosado, para discutir o projeto de regulamentação da Zona de Proteção Ambiental número 7 (ZPA 7), área de enorme potencial turístico localizada no bairro de Santos Reis e que engloba o Forte dos Reis Magos e a Ponte Newton Navarro.
O coordenador da Câmara, George Gosson, destacou a vocação da capital potiguar para o turismo de sol e mar, e para o turismo náutico, que pode ser fomentado por exemplo, com a construção de uma marina naquela área. Ele relembrou que o Sistema Fecomércio RN está atento ao projeto de lei de uso e ocupação da área desde 2011, no qual realizou seminários e buscou especialistas do setor para apresentar ao poder público e a sociedade projeto.
“Natal precisa oferecer novos atrativos e uma infraestrutura turística. É uma área extremamente rica no quesito turístico, com a foz do rio Potengi, o Forte dos Reis Magos e outras belezas. É importante essa contribuição para vermos a viabilidade econômica do projeto, que este seja autosustentável ambiental, social e economicamente, e merece algumas sugestões para ser viável”, analisou.
O titular da Semurb, Marcelo Rosado, comentou que a área precisa de regulamentação para que qualquer empreendimento seja executado, além de se tratar de uma área de proteção ambiental. Ele acrescentou que o trabalho já existia na Secretaria e passou por uma consultoria da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
“O projeto já existia, mas não contemplava o desenvolvimento de atividades náuticas, como uma marina. Nesse encontro com os empresários, vamos ter uma outra visão, empreendedora, com a possibilidade de propostas que representem os anseios e desejos para que a área seja desenvolvida pelo turismo”, declarou.
O projeto foi apresentado pela secretária adjunta de Planejamento da Semurb, Florensia Pessoa, mostrando os coeficientes de aproveitamento das áreas, os espaços de proteção ambiental, o que poderá ser feito para recuperação do meio ambiente natural. “Além da mariana, há outras atividades que podem ser feitas na ZPA-7, ecoturismo, atividades comerciais, como restaurantes, e o impacto que vai gerar, por exemplo, na praia do Meio”, acrescentou.
As sugestões ao projeto serão formalizadas e entregues à Semurb para avaliação. O projeto será apresentado à sociedade em geral em audiência pública no próximo dia 31, no auditório da CBTU.