SELO BLOG FM (4)

Câmara de Natal entrega Comenda Wilma de Faria a benfeitores da Assistência Social

ENTRE AS HOMENAGEADAS COM A COMENDA WILMA DE FARIA, A DIRETORA GERAL DA CMN, IRACY DE AZEVEDO. FOTO: VERÔNICA MACEDO

A Câmara Municipal de Natal entregou a Comenda Wilma de Faria, criada por proposição do então vereador Ary Gomes, em 2017, para homenagear profissionais, gestores e benfeitores da área de assistência social. “Quando soube que existia essa comenda na Casa, fiz questão de assumir a entrega através do meu mandato”, contou a vereadora Margarete Régia (PROS), propositora da sessão solene, desta quinta-feira (09), que homenageou também pessoas que trabalharam nos projetos sociais criados e executados pela “Guerreira”, quando prefeita de Natal e governadora do Rio Grande do Norte.

 “Wilma de Faria foi um ícone da política do RN, e uma das maiores referências para as mulheres potiguares, inclusive para mim. Com dedicação e empenho na assistência social, ela fortaleceu os clubes de mães, de jovens, de idosos, além dos centros comunitários de Natal, onde fazia questão de conhecer e participar de todos os eventos promovidos por essas instituições”, lembrou a vereadora, que destacou que a comenda é para que os natalenses não esqueçam do legado de Wilma de Faria.

Dona Wilma nasceu em Mossoró e cresceu em Caicó. Formou-se em Letras pela (UFRN), onde também foi professora. Fez especialização em Sociologia e mestrado em Educação.  Foi a primeira deputada federal eleita pelo RN, inclusive foi deputada constituinte em 1988. Foi também a primeira prefeita de Natal e a primeira governadora do Rio Grande do Norte.

Entre as homenageadas com a Comenda Wilma de Faria, a diretora geral da CMN, Iracy de Azevedo, que esteve ao lado da “Guerreira” por muitos anos, se emocionou. “Falar de Wilma é falar de coragem e de audácia. Ela não tinha medo de errar. Ela tinha medo de não fazer. Ela me ensinou a não pecar por omissão. Se tiver que errar, que erre por excesso, ela dizia”, lembrou, acrescentando que D. Wilma, entre outros inúmeros projetos, deu habitação a milhares de natalenses de baixa renda.

Também entre os homenageados, o deputado estadual Albert Dickson, lembrou do tempo que conviveu com D. Wilma e elogiou a iniciativa da Câmara Municipal, através do mandato da vereadora Margarete, para que o povo de Natal e do Rio Grande do Norte jamais esqueça o legado da ex-prefeita e ex-governadora.

Em nome da família, a ex-deputada estadual Márcia Maia, filha de D. Wilma, agradeceu à Câmara Municipal pela criação e entrega da Comenda, que manterá viva a memória da mãe. “Nossa família está sensibilizada e emocionada. Homenagear pessoas que desenvolvem trabalho na área social tem tudo a ver com a vida pública de Wilma de Faria, que desde a formação acadêmica e durante a vida política esteve à frente das pastas da assistência social, trabalho e habitação”, contou.

“Sei bem o que dona Wilma fez por esta cidade e este estado na área social. Tantos projetos e ações que ajudaram inúmeras famílias e promoveram uma verdadeira transformação social. “Casa da gente”, “Cheque reforma” e “Cheque moradia”, programas de habitação para população de baixa renda; “Central do trabalhador”, para a capacitação profissional;  “Gás social” e “Internet para todos”, entre tantos outros”, enumerou a vereadora Margarete Régia.  “Sou fruto do que d. Wilma semeou em sua trajetória política, e ter estado ao lado dela muito me honra. A Comenda Wilma de Faria é uma homenagem não apenas ao legado da “Guerreira” de serviço à sociedade, mas também aos profissionais que doam suas vidas em prol de ajudar ao próximo”, finalizou.

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Comente aqui