
“ O VOTO FEMININO NO BRASIL FOI ASSEGURADO APÓS INTENSA CAMPANHA POR DIREITOS, SENDO UM MARCO PARA A NOSSA DEMOCRACIA”, DISSE JÚLIA ARRUDA.
Por proposição da vereadora Júlia Arruda (PDT), a Câmara Municipal de Natal aprovou um projeto de lei que institui, no Calendário Oficial do Município, o Dia da Conquista do Voto Feminino no Brasil. De acordo com a autora da matéria, foi em 1932, durante o Governo Vargas, que as mulheres passaram a poder escolher democraticamente seus governantes.
“Somente há pouco mais de 80 anos as mulheres brasileiras conquistaram o direito ao voto, através do Decreto nº 21.076 instituído no Código Eleitoral Brasileiro, e consolidado na Constituição de 1934. Portanto, o voto feminino no Brasil foi assegurado após intensa campanha por direitos, sendo um marco para a nossa democracia”, disse Júlia Arruda.
Ela lembrou que na próxima legislatura a Câmara de Natal terá 8 vereadoras, a maior bancada feminina da história do Legislativo natalense. “A presidente Dilma instituiu a data no âmbito federal. O que estamos fazendo é colocar em destaque o protagonismo político das mulheres na capital potiguar”, explicou a parlamentar.
O plenário também aprovou uma matéria encaminhada pelo vereador Aroldo Alves (PSDB) que declara a Banda de Música da Polícia Militar como patrimônio cultural e imaterial do Município. A proposta recebeu parecer favorável das comissões técnicas da Casa.
Em primeira discussão, foi acatado um texto do vereador Ubaldo Fernandes (PMDB) que autoriza o Poder Executivo a instalar brinquedos adaptados para crianças portadoras de deficiências nos parques e áreas de lazer da cidade.

