
A Câmara Municipal de Natal aprovou, em sessão extraordinária nesta terça-feira (3), os primeiros projetos encaminhados pelo Poder Executivo Municipal em 2026. Quatro matérias foram aprovadas pelo plenário em regime de urgência, com foco na reestruturação administrativa, valorização de carreiras do serviço público e fortalecimento de áreas estratégicas da gestão municipal.
Entre os projetos aprovados está o PL nº 01/2026, que reestrutura a Assessoria Jurídica Municipal, institui o Adicional por Titulação e promove reajuste no vencimento básico dos Assessores Jurídicos.
Também foi aprovado o Projeto de Lei Complementar (PLC) nº 02/2026, que modifica as Leis de reestruturação da organização administrativa da Procuradoria-Geral do Município. O texto prevê a criação e transformação de setores e cargos, a definição de atribuições, a criação de comissões, a instituição do Adicional por Titulação e o reajuste do vencimento básico dos Procuradores do Município.
Outro projeto aprovado trata da criação de cargos efetivos de professor no âmbito da Secretaria Municipal de Educação. A proposta vincula os novos cargos à Carreira de Professor instituída pela Lei Complementar nº 241/2024, possibilitando o chamamento de profissionais aprovados em concurso público.
Já o Projeto de Lei Complementar nº 03/2026 altera o artigo 11 da Lei Complementar nº 142/2014 para reajustar o subsídio dos conselheiros tutelares, categoria que não recebia atualização salarial há mais de 15 anos.
Portal 98 FM
