Estudo de tendência de mercado realizado pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Natal (CDL Natal) realizado a partir da mineração de dados em relação à Páscoa, revela que dos consumidores que estão falando sobre a data 47% tem sentimento positivo. E a tendência é de uma maior procura pelos “ovos de colher”, 56% (trufados e gourmet), em detrimento aos ovos tradicionais 44%, indicando que o consumidor opta por menor preço, personalização e encomenda.
O ponto negativo citado foi o peço dos ovos de páscoa. Há uma clara percepção quanto a rejeição ao preço de ovos da páscoa, inclusive fazendo comparação do preço de um ovo com outros produtos, a maioria ligados a diversão, tais como: cerveja, vodca, vinho. Essas comparações/ menções chegam a 18% Outro produto tradicional da semana santa, o peixe, também foi pouco citado pelos consumidores, não sendo considerado como item na referência páscoa/semana santa.
Foi percebido que o ovo de páscoa deixou de ser o produto principal desta época do ano. 12,5% dos consumidores comentaram que nessa páscoa pretendem aproveitar os dias de folga. O estudo revela uma nova tendência dos consumidores para esta páscoa. Como foi dito anteriormente, a tendência está para aproveitar os dias de descanso, passear.
O estudo analisou ainda o interesse dos consumidores de outros Estados por Natal no período da Páscoa. As buscas de consumidores das cidades de João Pessoa, Fortaleza, Recife e Rio de Janeiro se destacaram. Ou seja, a tendência é de que recebamos turistas no feriado da semana santa, e eles procuram pelas cidades de Parnamirim ( praias litoral sul), Natal, Pipa e Mossoró.
O estudo é fruto da parceria da CDL com o departamento de mestrado em administração da UNP, coletando informações de Big Data e mineração de dados.