
A gravação do programa Caldeirão com Mion, da TV Globo, mostrou, no último sábado 17, a ginga com tapioca, prato tradicional da culinária do Rio Grande do Norte, durante reportagem realizada na Praia da Redinha, em Natal. O ator Lúcio Mauro Filho e o influenciador PV Freitas participaram da edição.
A ginga com tapioca é uma iguaria local formada pela combinação de pequenos peixes fritos, conhecidos como ginga, e tapioca feita a partir de goma de mandioca e coco. A ginga, peixe de água salgada de pequeno porte pescado na região, é empanada e frita em azeite de dendê antes de ser servida com a tapioca.
A origem do prato está na Praia da Redinha, na zona Norte de Natal, onde foi criado há mais de seis décadas pelos pescadores locais como uma forma de aproveitamento dos peixes menores capturados nas redes de pesca e tradicionalmente preparados e vendidos nas praias e no Mercado Público da Redinha.
Em 2019, a ginga com tapioca foi reconhecida oficialmente como patrimônio cultural imaterial do Rio Grande do Norte por lei sancionada pelo Governo do Estado, após aprovação na Assembleia Legislativa, a partir de projeto proposto pela deputada estadual Márcia Maia.
Na gravação, os apresentadores conversaram com a vendedora Dona Ivonize Barbosa, que mantém a tradição da receita na Redinha. O quadro mostrou o preparo do prato e a degustação pelos convidados, evidenciando a presença da iguaria na cultura alimentar potiguar e seu papel no cotidiano de moradores e visitantes da capital.
Agora RN
