A Secretaria Municipal de Saúde de Caicó confirmou o primeiro caso da variante delta do coronavírus na cidade.
Ao todo, 39 casos da variante já foram confirmados no RN. O estado registra duas mortes de pacientes com a variante.
O paciente de Caicó é um adolescente de 16 anos, que apresentou sintomas em agosto. O swab do jovem foi colhido no dia 18 do mesmo mês e o resultado positivo saiu dois dias depois.
Foram colhidas amostras e o exame que detecta a variante delta teve resultado confirmado nessa quarta-feira (22). “O paciente disse que não viajou, mas teve contato com familiares viajantes”, informou a coordenadora da SMS, Jardênia Noronha. Segundo ela, o adolescente teve a doença de forma leve.
A equipe de monitoramento do município informou que segue acompanhando o caso e os contatos que o jovem teve. “Deve ter outros casos da variante em Caicó, mas podem apresentar a forma leve devido ao número de vacinados em nossa cidade”, disse Jardênia.
Estudos recentes vêm apontando que a variante delta do coronavírus é muito mais transmissível e tem maior probabilidade de evadir o sistema imunológico, responsável pelas defesas do nosso organismo.
Delta no RN
A Secretaria Estadual de Saúde confirmou os dois primeiros casos da variante delta no RN no dia 24 de agosto em duas pacientes de Natal. Três dias depois a Secretaria Municipal de Saúde de Natal confirmou a transmissão comunitária da variante delta na capital.
O estado registra duas mortes de pacientes diagnosticados com a variante.
G1RN